australian-open

10 curiosidades sobre o Australian Open

Começou dia 16 de janeiro o Australian Open, o primeiro grande torneio de 2017

O Australian Open é um dos quatro torneios Grand Slam, os maiores torneios de tênis do mundo, junto com o de Roland-Garros, o de Wimbledon e o US Open.

Antes de passar pelas dez curiosidades que destacamos, que tal conhecer rapidamente um pouco da história do torneio?

A história do Australian Open

Disputado desde 1905, apenas em 1924 passou a ser designado como Grand Slam. Entretanto, mesmo com tal importância, devido à distância da Austrália dos outros continentes, jogadores estrangeiros não se animavam a participar até meados do século XX. Para se ter uma ideia, na década de 20, uma viagem de barco da Europa para a Austrália demorava 45 dias, e depois, havia ainda muitos quilômetros a serem percorridos até a sede dos jogos, do outro lado do país.

Os primeiros tenistas estrangeiros que começaram a participar foram os americanos, em 1946, já com as facilidades trazidas pelo transporte aéreo. Mesmo assim, muitos desistiam diante do desconforto do terrível calor do verão australiano, que trazia até a possibilidade de não conseguirem terminar uma partida.

Até 1985 o Australian Open foi disputado em dezembro, fechando a temporada dos quatro grandes torneios mundiais. A edição de 1986 não aconteceu. Em 1988 foi erguido o Melbourne Park e, com ele, a primeira quadra coberta por teto móvel do Grand Slam, oferecendo mais segurança e conforto tanto aos jogadores como ao público.

australian open

A mudança do torneio para esse novo complexo trouxe um sucesso imediato, aumento de 90% de público no mesmo ano. 

Confira 10 curiosidades do torneio

  1. O torneio era disputado em diversas cidades na Austrália. A partir de 1987 passou a ser disputado apenas em Melbourne;
  2. O Australian Open era disputado na grama até 1987, quando trocaram para quadra rápida;
  3. Andy Murray, número 1 no ranking da ATP em 2016, chegou a final cinco vezes, perdendo todas elas. É o maior número de finais que um jogador chega em um mesmo Grand Slam sem conseguir uma vitória;
  4. Ken Roswell se tornou o tenista mais novo a vencer o torneio, com dezoito anos. Mais tarde também se tornou o mais velho, vencendo com trinta e sete anos;
  5. Martina Hingis foi a tenista mais nova a vencer, com 16 anos;
  6. O último jogador a vencer o torneio sem perder nenhum set foi Ken Roswell, em 1971. No feminino, Lindsay Davenport foi a última a conseguir o feito, em 2000;
  7. Djokovic é o maior campeão do Australian Open na era aberta, com 6 títulos;
  8. Também com 6 títulos, Serena Williams é a maior campeã do torneio;
  9. Em 1963 Margaret Court conquistou os três títulos possíveis do torneio, simples, duplas e duplas mistas;
  10. Maria Esther Bueno foi campeã nas duplas em 1960 ao lado da britânica Christine Truman. Em 1965 foi vice campeã de simples, perdendo a final para Margaret Court.

Australian Open na temporada de 2017

O torneio este ano trouxe diversas surpresas, tornando-o inesquecível. Na chave masculina, os dois principais favoritos ao título, Murray e Djokovic, caíram precocemente, abrindo espaço para a final dos sonhos, o famoso Fedal! Federer já está confirmado na final, enquanto espera pelo confronto de Nadal e Dimitrov na semi.

Outra grande surpresa aconteceu na chave feminina, com as irmãs Williams chegando na final. Quem vencerá essa batalha? Venus, que não chegava a uma final de Grand Slam há 14 anos, ou Serena, que se vencer ultrapassará Steffi Graf em números de Grand Slams se tornando a maior de todos os tempos?

10 curiosidades sobre o Australian Open
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários