drills

5 drills essenciais para seus treinos de tênis

Drills, os famosos exercícios repetitivos no tênis, são muito importantes para atletas de qualquer nível.

Merecem ser cuidadosamente escolhidos, e feitos de acordo com os objetivos que se quer atingir. Pode estar certo disto, para cada objetivo existem alguns drills a serem trabalhados.

Vamos passar por alguns dos drills mais comuns nas academias, e essenciais para seus treinos. Observe que os nomes dos exercícios não são uma regra, é possível utilizar outros que façam mais sentido para você.

Usaremos alguns termos específicos de tênis ao longo do texto que são em inglês. Não dúvida de alguma palavra, não deixe de consultar o dicionário de tênis! Vamos lá?!

Lado a lado

Professor: Lança a primeira bola funda no forehand, a segunda no backhand, continuando esta repetição na mesma ordem.Drills - aquecimento - Lado a ladoJogador: Deve tentar cruzar as bolas fundas, bater uma forte paralela no approach, e finalizar com um winner no voleio.
Esse é um excelente treino para aquecer. É importante que o jogador tenha sempre um objetivo ao rebater as bolas. Podem ser colocados cones nos locais estratégicos da quadra como alvos.

Apesar de muito simples, esse treinamento permite que os treinadores percebam diversos aspectos do jogador, como sua batida, posicionamento, e movimentação dos pés.

Funda e curta

Professor: Lança uma bola funda, e outra curta em seguida.Drills - funda e curtaJogador: O objetivo na primeira bola é devolver uma boa bola funda, bem colocada, alternando entre cruzadas e paralelas. Na segunda bola, o jogador deve ir para o winner.

Alternar o exercício entre dois forehands, dois backhands, um forehand fundo seguido de um backhand curto, e um backhand fundo seguido de um forehand curto.

Defesa para o ataque

Professor: Lança a primeira bola funda no backhand, a segunda funda no forehand, seguida de uma curta no forehand e um voleio no backhand.drills - defesa e ataqueJogador: Deve tentar cruzar as bolas fundas, bater uma forte paralela no approach, e finalizar com um winner no voleio.

Alternar os lados da jogada. É também possível realizar este treino iniciando com um forehand fundo, e terminando com outro forehand no voleio.

Saque e voleio

Professor: Aguarda o saque do jogador e lança a bola para o voleio em seguida. Deve variar os lados em que vai lançar a bola para o jogador volear. Cones devem ser colocados nos cantos da área de saque como alvos.Drills - Saque e voleio

Jogador: Saca e sobe (corre) para a rede, tentando fazer um winner no voleio, ou deixar a bola bem colocada.

Apesar de pouco utilizado, principalmente em pisos de saibro, o saque e voleio é sim útil e deve ser praticado. Pode ser utilizado como uma jogada surpresa, em horas estratégicas ao longo do jogo, por exemplo.

Veja como melhorar o seu saque no tênis!

Abriu e matou

Professor: Lança as duas primeiras bolas fundas no forehand, seguida de uma terceira curta, também no forehand.Drills - Abriu e matou

Jogador: Rebate as duas primeiras bolas na cruzada. O objetivo na terceira bola é realizar um winner na paralela.

Alternar os lados da jogada. Esse exercício deve ser realizado tanto no forehand, quanto no backhand. A ideia aqui é desenvolver um padrão de jogo, onde o objetivo é cruzar as bolas, de forma a abrir a quadra para atacar na paralela, quando surgir uma boa oportunidade.

Existem vários outros tipos de drills a serem explorados. Em uma próxima oportunidade falaremos sobre alguns um pouco menos usuais, porém, muito úteis. Agora que você já tem alguns treinos, que tal colocar estes conhecimentos à prova de verdade? Torneios são uma excelente forma de testar as melhorias realizadas nos treinos!

Veja também alguns outros exercícios para seus treinos:

7 treinos para suas aulas individuais no tênis

10 exercícios para um treino de tênis com dois jogadores

7 exercícios de preparação física para fazer na academia de tênis

5 drills essenciais para seus treinos de tênis
5 (100%)

Compartilhe este post:

One thought to “5 drills essenciais para seus treinos de tênis”

Comentários