aulas-de-tenis-grupo

Aulas de tênis em grupos: 11 treinos para mais de 5 pessoas

Exemplos práticos com fotos de exercícios para as aulas de tênis em grupos

Seja professor ou jogador, você provavelmente já esteve em uma situação onde tinha muito mais pessoas do que quadras à disposição para treinar. Existem diversas soluções para esse problema que não envolvem necessariamente deixar jogadores de fora esperando. Pensando nisso, separamos 11 exemplos práticos para serem aplicados em aulas de tênis em grupos de mais de 5 pessoas.

Fizemos exemplos para diversos golpes e objetivos, treinos que trabalham os seguintes aspectos:

  • Saque
  • Jogo de fundo
  • Jogo de rede
  • Batida na corrida
  • Jogo de duplas
  • Controle

Procure utilizar os treinos de acordo com seus objetivos e habilidades. Alguns treinos funcionam melhor para jogadores iniciantes e outros para jogadores mais experientes. Esperamos que você faça uma boa leitura e que os exemplos a seguir te ajudem bastante nas aulas! 🙂 Vamos lá?!

Saque para os cones – Aulas de tênis em grupos

Este treino de saque é ótimo para grupos de muitas pessoas, entretanto, é possível adaptá-lo para treinos com 2 ou 3 jogadores. É um treino divertido e competitivo que aumenta a intensidade dos jogadores na quadra.

  1. Os jogadores são divididos em 2 grupos. Um grupo saca no lado de 40 iguais, enquanto o outro saca no lado da vantagem.
  2. O treinador deixa uma série de cones ao lado de cada grupo.
  3. Os jogadores devem sacar de acordo com as instruções do treinador, que deve indicar um saque chapado, slice ou spin, no caso de jogadores mais experientes. Para iniciantes, a escolha do tipo de saque pode ser livre.
  4. Quando o jogador acertar o saque, ele deve pegar um dos cones e colocar dentro do quadrado de saque em que seu grupo está mirando.
  5. Os jogadores continuam sacando, agora com o objetivo de acertar o(s) cone(s) alocado(s) no quadrado. Assim que um jogador atinge um dos cones, o jogo termina e sua equipe é a campeã.

aulas de tênis em grupos sequencia-de-saques

Para jogadores de nível intermediário/avançado, é recomendado trabalhar com pontos a cada vez que um cone é derrubado, de forma a prolongar o exercício. O time que derrubar 5 cones primeiro seria o campeão, por exemplo.

Também é interessante fazer a troca de lados ao final de cada jogo, para que os jogadores que sacaram no lado de 40 iguais treinem também seu saque no lado da vantagem e vice-versa.

Outra alternativa seria limitar o número de cones para cada grupo. Assim que os cones de um grupo acabam, a cada saque que acertarem, podem pegar um cone da equipe adversária e colocar em seu quadrado.

Primeiro a 100 – Aulas de tênis em grupos

Este é um ótimo treino de aquecimento para aulas de tênis em grupos.

Devem ser montados dois times. Cada time deve escolher um “rei” para ir ao outro lado da quadra ser o rebatedor.

Os times ficam enfileirados em um dos lados da quadra e batem paralelas na direção de seus reis, contando o número de bolas trocadas.

aulas de tênis em grupos primeiro-a-100-aulas-de-tenis-em-grupo

Cada vez que um erro é cometido pelo rei, o próximo jogador da fila se torna o rei e trocam de lado na quadra. O antigo rei deve ir para o final da fila de seu time.

Vence o jogo o time que trocar 100 bolas primeiro.

Quádrupla ou quíntupla – Aulas de tênis em grupos

Esse é um famoso jogo no mundo todo. Além de divertido, possibilita que todos os jogadores participem o tempo todo.

Os jogadores são divididos em grupos iguais, geralmente 4 de cada lado, no máximo 5. Se o número dos jogadores for ímpar, tente equilibrar os grupos de acordo com as habilidades dos jogadores.

aulas de tênis em grupos quadrupla-aulas-de-tenis-em-grupo

Este exercício pode ser feito em diferentes formatos, por exemplo:

  • Os dois grupos se enfrentam normalmente em uma partida de 1 ou melhor de 3 sets. Caso queira fazer treinos menores, pode ser de 10 ou 20 pontos, por exemplo. Todos os jogadores participam até o final.
  • Da mesma forma que o exemplo acima, o treinador especifica como será a pontuação e a forma de disputa, se em sets ou pontos. A diferença aqui é que cada jogador recebe 2 ou 3 vidas por exemplo, onde cada erro corta uma de suas vidas. Desta forma, assim que um jogador errar 2 ou 3 bolas, vai para fora até o final do jogo.

O treinador pode optar por lançar as bolas ou iniciar os pontos pelo saque dos jogadores.

Quando terminar o jogo, troque os jogadores que estavam na rede para o fundo e os que estavam no fundo para a rede.

Desafio de 5 bolas – Aulas de tênis em grupos

Neste treino um jogador sozinho (lado A) joga contra um grupo de jogadores do outro lado da quadra (lado B). Seu objetivo é trazer todos esses jogadores para seu lado.

Para trazer um jogador para o lado A, o jogador que está sozinho deve trocar 5 bolas com o grupo adversário, ou, ganhar um ponto, através de winner ou erro deles.

Enquanto está sozinho, seu lado da quadra vale apenas nas limitações de simples. Com dois ou mais jogadores do mesmo lado, passam a valer também os corredores de duplas.

A cada ponto perdido pelos jogadores no lado A, um jogador volta ao lado B. Esta regra vale desde o primeiro ponto. Ou seja, caso o primeiro ponto seja vencido pelos jogadores no lado B, o jogo encerra e outro jogador é escolhido para o desafio das 5 bolas.

O objetivo dos jogadores no lado B é não deixar o ponto durar mais que 5 trocas de bola, portanto devem forçar seu adversário ao erro rapidamente ou conseguir um winner.

O jogador que passa para o lado A é:

  • quem errou a bola no lado B
  • quem estava mais próximo da bola quando levou um winner
  • quem rebateu a 5ª bola sem conseguir finalizar o ponto

aulas de tênis em grupos desafio-5-bolas-aulas-de-tenis-em-grupo

Este treino pode ser adaptado para se adequar ao nível dos tenistas.

Algumas formas de facilitar o treino:

  • Reduzir de 5 para 3 ou 4 o número de bolas a serem trocadas;
  • Dar a possibilidade de os jogadores do lado A poderem errar 2 ou 3 vezes antes de voltar ao lado B

Para jogadores mais experientes, uma boa ideia é aumentar de 5 para 7 ou 8 o número de bolas a serem trocadas.

Vênis – Aulas de tênis em grupos

Este é um exercício que mistura as regras do vôlei com o tênis.

Os jogadores são divididos em duas equipes, uma de cada lado da quadra. O treinador deve definir o objetivo do jogo. Quem vencer 11 ou 21 pontos é o campeão, por exemplo.

O jogo segue as mesmas regras do tênis, com a exceção de que os jogadores da mesma equipe podem trocar bolas entre eles (no máximo 3 toques na bola) antes de rebatê-la para o outro lado da quadra. Nesta troca de bolas não é permitido deixar a bola quicar.

aulas de tênis em grupos venis-aulas-de-tenis-em-grupo

O único caso em que a bola pode quicar no chão é antes do primeiro toque de cada equipe. Assim como no tênis, é permitido apenas um quique antes do toque na bola.

Movimentação é a chave para este jogo. Quando a bola está do lado oposto, porém próxima da rede, a equipe deve se movimentar para trás, aguardando por um smash. Conseguindo se manter no ponto, devem se movimentar rapidamente para frente levantando a bola próxima da rede para um dos jogadores da equipe efetuar o smash.

Lançar, bater e pegar – Aulas de tênis em grupos

Este é um excelente treino para crianças e jogadores iniciantes, principalmente quando se tem muitas pessoas na quadra. Mantém todos engajados e ajuda a refinar os movimentos do forehand e backhand, bem como a noção de espaço e o contato com a bola.

Os jogadores se dividem em duplas, um do lado direito e outro do esquerdo, atrás das linha de duplas, de frente um para o outro.

De um lado os jogadores lançam as bolas e as pegam de volta quando seus parceiros rebaterem. Do outro lado os jogadores vão praticar o forehand, devolvendo as bolas na mão de seu parceiro lançador.

Cada vez que o lançador pegar a bola de primeira (sem quicar no chão) com as mãos, a dupla ganha 1 ponto.

O treinador deve estabelecer uma pontuação para definir a dupla campeã, 11 pontos por exemplo. Após uma dupla ser campeã, o treino deve ser invertido entre lançadores e rebatedores, e entre forehand e backhand.

aulas de tênis em grupos lancar-rebater-pegar-aulas-de-tenis-em-grupo

Especificamente em treinos de crianças, deve-se utilizar as bolas sem pressão, aquelas bolas coloridas, também chamadas de play & stay. Elas permitem um melhor aprendizado da técnica no começo e são mais fáceis de pegar.

Os jogadores devem ser instruídos a trabalhar com precisão e controle, através de técnicas como o top spin e a adequada velocidade do movimento do golpe.

Dois pontos, fundo e curta – Aulas de tênis em grupos

Este é um treino extremamente dinâmico e divertido para ser utilizado em aulas de tênis em grupos.

Os jogadores devem formar duplas. Uma dessas duplas será a campeã da quadra, jogadores do lado direito na foto abaixo.

As outras duplas formam uma fila, com um jogador de cada lado, de frente um para o outro, atrás dos cones próximos da rede.

aulas de tênis em grupos 2-pontos-funda-curta

O treinador lança a primeira bola próxima ao ponto A.

Enquanto a bola está no ar a dupla que estiver em primeiro na fila deve correr para rebate-la e jogar um ponto do fundo de quadra. Se perderem esse ponto, voltam ao final da fila e a dupla que estiver em primeiro começa logo em seguida.

Se ganhar o ponto, o treinador lança a próxima bola no ponto B. Se vencer também este ponto se torna a campeã da quadra. Os jogadores da dupla campeã anterior passam para o final da fila atrás dos cones.

A mula – Aulas de tênis em grupos

A mula é um jogo interessante que requer habilidades no tênis e estratégia

Os jogadores se dividem em dois grupos. O treinador designará um jogador em cada grupo para ser “A mula”.

O objetivo da mula é ajudar secretamente a equipe adversária. Deve sabotar a sua equipe e ao mesmo tempo não ser identificado como a Mula. Portanto, ela não deve cometer erros frequentes ou entregar bolas fáceis o tempo todo para o grupo adversário. De forma discreta e natural, deve rebater bolas que favorecem o grupo adversário, por exemplo, rebater a bola no forehand de um jogador que possui esse como o seu melhor golpe.

Durante a partida, a qualquer momento, jogadores podem tentar adivinhar quem é a Mula em seu time. Se acertarem, a Mula é eliminada e o jogo continua até o final sem ela. Entretanto, se errarem, o jogador que tentou adivinhar é eliminado e fica de fora até o próximo treino.

O treinador deve estabelecer uma pontuação para definir o final do jogo e a equipe campeã. Podem ser jogos de 7, 11, 15 ou 21 pontos, por exemplo.

Cada jogador deve rebater uma bola e ir para o final da fila em seu grupo.

aulas de tênis em grupos mula

Para grandes grupos, o jogo pode ser modificado, tendo mais de uma Mula por grupo.

O treinador deve deixar bastante claras as estratégias da Mula para todos os jogadores, fazendo com que eles evitem cometer erros fáceis o tempo todo e consequentemente, forçando sua criatividade em quadra.

>> Conheça o sistema de gestão de torneios e rankings <<

Saques em sequência – Aulas de tênis em grupos

Além de trabalhar o saque por si só, este treino trabalha o saque sob pressão.

Jogadores devem realizar uma sequência de saques, competindo entre si quem consegue a maior sequencia certa.

O treinador determina qual será o estilo (spin, chapado ou slice) e direção dos saques (fechado, aberto, no corpo).

É muito importante que os jogadores levem a sério este treino e sejam honestos consigo mesmos. Eles devem sacar pelo menos com 80% de sua potência máxima.

O objetivo dos jogadores é realizar o máximo de saques sem errar. Assim que errar um saque, o jogador fica de fora até que termine o exercício.

aulas de tênis em grupos sequencia-de-saques

O jogador com maior número de saques certos vence o jogo.

Faça variações no jogo, como:

  • Mude o lado dos sacadores, que começam no lado de 40 iguais e depois mudam para o lado da vantagem
  • Altere os estilos de saque
  • Altere as direções dos saques

Na corrida – Aulas de tênis em grupos

Neste treino dois jogadores são escolhidos para começar como os campeões da quadra. Ficam do mesmo lado da quadra, atrás da linha de fundo.

Um jogador fica permanentemente na rede voleando, até que um dos desafiantes ganhe dois pontos em seguida.

O ponto começa com o treinador lançando a bola para o jogador na corrida (desafiante). O jogador deve correr da lateral até a bola e rebater para começar o ponto.

Se o desafiante perder o ponto, vai para o final da fila. Se vencer, o treinador lança uma bola curta para iniciar o segundo ponto. O desafiante deve subir para a rede após o approach na primeira bola.

Se o desafiante vencer os dois pontos, ele e o jogador que estava na rede se tornam os campeões da quadra. Os antigos campeões devem ir para o final da fila de desafiantes. O primeiro jogador da fila se torna o voleador e o segundo o desafiante que vai correr.

aulas de tênis em grupos na-corrida

O treinador deve alternar os lados do treino para que os jogadores pratiquem tanto o forehand quanto o backhand na corrida.

Ciclone – Aulas de tênis em grupos

Este é um ótimo treino para crianças e/ou aulas de tênis em grupos com o objetivo de praticar tanto o jogo de fundo quanto o jogo de rede.

Os jogadores se dividem em grupos iguais, cada um de um lado da quadra. Os pontos são disputados em duplas, tendo como início do ponto uma bola lançada pelo treinador.

aulas de tênis em grupos

A cada ponto, a dupla que perder roda uma posição em sentido anti-horário. Quem estava de fora em primeiro da fila entra no jogo no fundo de quadra. Quem estava no fundo de quadra vai para a rede e quem estava na rede vai para o final da fila de fora.

Aulas de tênis em grupos: 11 treinos para mais de 5 pessoas
5 (100%)

Compartilhe este post:

One thought to “Aulas de tênis em grupos: 11 treinos para mais de 5 pessoas”

Comentários