esporte-saude-beneficios

8 benefícios do esporte para sua saúde

Seja numa partida amadora de tênis, em uma liga de basquete ou torneio semiprofissional de futebol, o esporte pode ser um divisor de águas entre viver bem ou ter dificuldades atuais e futuras com a saúde

Ser mais saudável e feliz por causa de uma atividade física regular é praticamente unanimidade entre todos que praticam qualquer modalidade esportiva, além de comprovado pela ciência. Realizar esse tipo de exercícios contribui para o desenvolvimento muscular, coordenação, saúde cardiovascular e muitos outros benefícios associados à prevenção de doenças. A atividade física pode ajudar a prevenir doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, hipertensão, obesidade, depressão e osteoporose.

Para avaliar os efeitos do esporte para sua saúde, iremos apresentar alguns dos benefícios mais importantes que a prática pode acarretar. Vamos conferir:

1. Melhorar a relação com o corpo independente do gênero e da fase da vida

A prática pode ajudar as crianças a desenvolverem ossos, sistema cardiovascular e pulmões mais fortes. As crianças também desenvolvem habilidades motoras e cognitivas se ela se exercitar regularmente.

Ser fisicamente ativo quando criança aumenta a probabilidade de manter o ritmo em outras fases da vida, promovendo o bem-estar quando jovem, adulto e idoso.

O esporte pode ajudar a prevenir a osteoporose e as fraturas do quadril, principalmente nas mulheres. As pessoas mais velhas que praticam esportes têm a oportunidade de manter seus corpos em movimento, sentindo mais independente e socializando com os outros de maneira saudável.

2. Auxiliar o ganha de massa magra e perda de gordura

Atividades esportivas podem ajudar as pessoas a alcançar objetivos relacionados a uma vida fitness, como perda de peso, desenvolvimento (hipertrofia) muscular e redução de gordura.

As crianças que praticam esportes são menos propensas a experimentar obesidade infantil. E ainda mais: a atividade física está associada à regulação hormonal e ao fortalecimento do sistema imunológico. É amplamente indicado, antes mesmo de pensar em treinar musculação em uma academia, que se recorra ao esporte para melhorar a saúde de pessoas de diferentes idades.

3. Melhorar a saúde física e mental

Não é apenas o seu corpo que se beneficia de uma vida voltada aos esportes. A saúde mental também é beneficiada, ajudando a prevenir a depressão e aumentando a autoestima. Os indivíduos que praticam esportes também podem se beneficiar do aspecto social, desenvolvendo amizades com colegas de equipe e sentindo-se parte de um grupo que os acolhe.

É de se destacar que as crianças, e mesmo os adultos, podem adquirir habilidades positivas a partir do esporte, incluindo responsabilidade, liderança e dedicação. As práticas poliesportivas também são estratégias chave para reduzir o estresse, porque seu corpo libera endorfina, mantendo você mais feliz e bem-humorado.

4. Diferentes esportes, diferentes benefícios

Alguns esportes estão associados a vantagens especiais para a saúde. Por exemplo, o futebol pode ajudar a obter maior desenvolvimento muscular (devido à explosão muscular frequente). A esgrima é um dos esportes que ajuda a evitar o declínio cognitivo, dado o pensamento complexo associado a este esporte, além de auxiliar a respiração e manter o condicionamento físico em dia.

As pessoas que jogam vôlei se beneficiam do aumento da coordenação mão-olho, além de terem mais flexibilidade. O Ping-pong também ajuda os jogadores a aumentar a coordenação mão-olho, ao mesmo tempo que promove uma melhor saúde cerebral por causa do pensamento rápido envolvido.

5. Praticar esportes aumenta a resiliência e fortalece a perseverança

Os atletas geralmente são colocados em situações adversas no campo, tanto durante os dias de jogo quanto nos treinos. Durante esses momentos de alta pressão, eles aprendem como agir frente a esses desafios e aprendem a se adaptar rapidamente a diferentes situações que exigem raciocínio rápido e tomada de decisões constantes.

Praticar a perseverança com esse tipo de adversidade levará a melhores habilidades de enfrentamento e pensamento crítico. O esporte, nesse caso, se caracteriza pela diminuição do estresse e prepara o esportista para outros problemas que irão encontrar na vida pessoal e profissional.

6. Saber como agir e manter competição saudável

Ainda que quase todos os esportes sejam competitivos de alguma forma, a competição saudável e o trabalho em equipe é inevitável. Mesmo esportes de jogo solo envolvem diferentes pessoas que formam um equipe de apoio ao jogador.

Assim, quem pratica esse tipo de esporte aprende a agir de maneira mais assertiva mesmo em ambientes estressantes e competitivos.

7. Influenciar positivamente seu estilo de vida

Outra razão pela qual os esportes são importantes para a saúde é que participar de qualquer modalidade esportiva pode incentivar decisões de estilo de vida positivas. Por exemplo, se você pertence a um time de futebol amador, por exemplo, você pode passar suas noites e fins de semana praticando com sua equipe ao invés de parar para uma cervejinha após o trabalho ou comer alimentos gordurosos num happy hour.

8. Combater vários doenças, incluindo mais de quatro tipos de câncer

O esporte pode diminuir o risco de câncer de cólon em até 300%. Também pode diminuir significativamente o risco de câncer de mama, de endométrio e de pulmão. Fazer o corpo funcionar de maneira aeróbica dificulta a formação de partículas cancerígenas.

Por todas essas razões, não deixe de praticar esportes regularmente. Isso, sem considerar as dezenas e dezenas de outros benefícios que proporcionam uma vida melhor, mais longa e mais saudável. Desde uma corrida básica a uma partida de voleibol, incluir uma atividade esportiva é garantir mais saúde ao dia a dia.

Texto desenvolvido pela nossa parceira Learncafe.

8 benefícios do esporte para sua saúde
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários