bola-de-tenis

Como escolher a bola de tênis ideal para você

Juntamente com a raquete, a bola de tênis é, sem dúvida, um dos equipamentos mais importantes do tenista

Se você joga tênis a algum tempo, provavelmente já ganhou bolas em saco plástico como “presente” de amigo oculto, natal ou aniversário. Bom, ao contrário do que muitos pensam, cada bola de tênis tem suas particularidades. Existem diversos tipos e ela deve ser criteriosamente escolhida.

A escolha das bolas deve levar em consideração diversos fatores. Alguns dos principais são:

  1. Tipos de bola de tênis
  2. Padrão ITF
  3. Principais marcas
  4. Preço
  5. Onde comprar

A seguir, vamos abordar cada um desses temas, de forma que você consiga fazer a melhor escolha ao final!

Tipos de bola de tênis

A bola de tênis oficial tem uma mistura de lã natural com lã sintética no feltro. Existem três tipos principais de bolas, cada uma adaptada para um tipo de quadra:  tubos - bola de tênis

Quadras rápidas (quadra dura)

A bola para quadras rápidas possui uma quantidade maior de lã natural em relação à sintética. O objetivo é gerar maior atrito, deixando a bola um pouco mais lenta. Tem a descrição hard court no tubo. Exemplos: Slazenger hardcourt e Prince tour extra duty.

Quadras lentas (saibro)

Aqui a quantidade de lã natural é menor, de forma a acelerar o jogo com menos atrito na bola. Tem a descrição clay court no tubo. Exemplos: Dunlop fort clay court e Wilson tour red clay.

Todo tipo de quadra

Esta é disparada a bola de tênis mais utilizada. Possui uma mescla bem balanceada entre lã natural e sintética. Ideal para qualquer tipo de quadra. Tem a descrição all court no tubo. Exemplos: Babolat French Open e Wilson Championship.

Existem também as bolas play and stay

Para crianças ou para quem está começando a jogar, as bolas lentas, vermelha, laranja e verde, são excelentes. Elas proporcionam uma facilidade maior para troca de bolas, auxiliando no desenvolvimento técnico e tático.

Veja nosso post sobre a idade ideal para começar a jogar tênis

bola de tênis-play-and-stay

Padrão ITF

Existem mais de 200 fabricantes de bolas de tênis. Para garantir que não haja grande diferença entre elas, a International Tennis Federation (ITF) aplica testes em cada uma das bolas aprovadas.

É muito importante que antes de comprar um tubo de bolas, você confira se ele possui a marca de aprovação da ITF.

itf-approved-bola de tênis

Algumas das principais regras impostas pela ITF são:

Peso – Deve ser entre 56,0 a 59,4 gramas;

Tamanho – Seu diâmetro deve ter entre 6,54 a 6,86 centímetros;

Altura do quique – Quando largada a uma altura de 254cm, a bola deve quicar no chão e voltar a uma altura entre 135 e 147cm;

Preço e onde comprar

Para manter a pressão das bolas, elas são vendidas em tubos lacrados, sendo os mais comuns com três bolas cada. Assim como existem vários tipos de bola, seus preços também variam bastante. É possível encontrar tubos de bolas desde R$20,00, até R$60,00. Procure comprar sempre em sites especializados de tênis, você provavelmente encontrará mais opções e melhores preços. Dê uma olhada em sites como a Pró-spinRaquete Mania, U-tennis e Racket Store.

Um ponto importante a se falar aqui é a diferença de preço de bolas aqui no Brasil e nos Estados Unidos. O mesmo tubo de bolas custa em torno de cinco vezes menos para os americanos. É comum você chegar em praças com quadras nos Estados Unidos e encontrar diversas bolas em perfeito estado, abandonadas pelos seus donos, que disputaram apenas uma partida com elas. Já aqui no Brasil, uma bola com alguns dias de uso ainda está valendo ouro. O que se vê com muita frequência por aqui são tenistas fora da quadra, indo longe procurar uma bola velha que isolaram com uma madeirada sem querer…

Principais marcas

As marcas mais comuns aqui no Brasil são a Wilson, Head e Babolat. Algumas outras também bastante utilizadas são a Slazenger, Dunlop e Penn. Existem ainda outras opções mais econômicas, porém de qualidade um pouco inferior, como a Gamma.

Para academias e clubes que fazem compras de bolas em grandes volumes, o ideal é fazer uma parceria com alguma das empresas citadas acima.

Durabilidade e armazenamento

Como mencionado acima, as bolas vêm dentro de um tubo e devem ser armazenadas nele. O armazenamento correto é essencial para conservar ao máximo a pressão. Infelizmente, a bola de tênis perde sua pressão com o tempo. Assim que aberto o tubo, é inevitável, as bolas estão com os dias contados.

O que fazer com as bolas que perderam a pressão?

cachorro-bola de tênis

Elas ainda são bastante úteis para algumas pessoas. Para crianças ou iniciantes, elas podem ser utilizadas, na falta das bolas play and stay. Também é muito comum ver estas bolas sendo utilizadas como brinquedos para cachorro.

Por último, podem ser utilizadas de forma mais criativa, como porta-chaves, como protetor nos pés das cadeiras, das mesas, maçanetas, como massageador e de muitas outras formas. Aqui na Rakete, utilizamos como cofre de moedas!

bola-de-tenis-cofre

Algumas curiosidades em torno da bola de tênis

  • Velocidade – Uma bola de tênis pode atingir até 263km/h, saque mais rápido do mundo. Confira nosso post sobre o melhor sacador da história!
  • Numeração das bolas – As bolas de um mesmo tubo tem sempre o mesmo número, geralmente 1, 2 ou 3. Este número serve de controle, para não misturar com bolas de outro tubo, que foram abertas em outra data ou utilizadas com uma maior frequência, por exemplo.
  • Profissional – No profissional, considera-se que a cada nove games as bolas já estão deformadas de tal forma que precisam ser trocadas, para não atrapalhar o desempenho dos jogadores

Veja também 5 dicas para manter sua raquete em perfeito estado!

Como escolher a bola de tênis ideal para você
5 (100%)

Compartilhe este post:

One thought to “Como escolher a bola de tênis ideal para você”

  1. Só faltou esclarecer no arquivo que as bolas com a inscrição “championship” são de segunda linha, por isso mais baratas que as “oficiais” dos grandes torneios (algumas das oficiais tem a inscrição “premium”.)

Comentários