campeonato de tênis

Campeonato de tênis: como se organizar para os dias de jogos

Dias de jogos são corridos em um campeonato de tênis, e organização é fundamental neste momento

Como falamos em nosso guia de organização de torneios, um campeonato de tênis possui diversas etapas de organização que dão bastante trabalho, como planejamento, divulgação, recebimento das inscrições e geração de chaves, por exemplo.

Outra etapa essencial em um campeonato de tênis é a organização nos dias dos jogos. É de extrema importância que o organizador do torneio tenha um processo de trabalho bem definido e padronizado para este dia. Os erros que podem acontecer neste dia e acabar atrapalhando o torneio são inúmeros, alguns exemplos são:

  1. Não seguir a programação dos horários corretamente e causar uma confusão com os jogadores
  2. Ficar com quadras livres em alguns horários e jogos atrasados em outros
  3. Deixar de registrar algum resultado

A seguir, vamos passar por cada etapa deste dia, dando dicas de como proceder em cada uma delas:

Garanta que os jogadores estão cientes dos horários

Esta na verdade é uma etapa anterior ao dia dos jogos, porém de extrema importância para este dia. Afinal, de nada adianta você montar as chaves, organizar os horários, reservar as quadras e os jogadores não comparecerem.

O ideal é que você estabeleça um meio de comunicação com os jogadores e deixe isso claro na inscrição. Os principais canais são:

  1. Grupos de WhatsApp
  2. Página da academia ou clube no facebook
  3. E-mail
  4. Telefone
  5. Site da academia ou clube
  6. Sistema de gestão de torneios – Rakete

Na Rakete, além de chaves e horários ficarem sempre disponíveis para os jogadores consultarem, eles também recebem e-mails automáticos com notificações de seus dias e horários de jogos.

emails campeonato de tênis

Controle as inscrições do campeonato de tênis

Em um campeonato de tênis amador é muito comum que alguns inscritos deixem para pagar sua inscrição no dia do primeiro jogo. É importante que você tenha uma lista organizada dos inscritos por categoria, com a relação de quem ainda não pagou, facilitando a cobrança na chegada dos jogadores.

inscricoes campeonato de tênis

Marque presença, jogos em quadra e registre os resultados do campeonato de tênis

A primeira coisa que um jogador faz quando chega no campeonato de tênis é procurar o árbitro geral para marcar presença.

Você deve ter a programação de jogos clara e acessível, para você, as pessoas que te ajudam na organização e os jogadores. O ideal é que esta programação seja uma lista com os jogos do dia por ordem de horário, contendo informações como categoria e nomes dos jogadores.

Utilize esta programação para o controle de marcação de presença. Desta forma, quando tiver quadras disponíveis, você enxergará claramente quem está preparado para entrar na ordem correta.

Também é importante que você tenha controle de quais jogos já foram para quadra e quais jogos faltam entrar. Faça uma marcação na programação para manter esse controle.

Por fim, anote os resultados na programação e faça isso assim que cada jogo acabar.

resultados campeonato de tênis

Atualize as chaves do campeonato de tênis

No final do dia, atualize as chaves de cada categoria com os resultados ocorridos. Em seguida, disponibilize a mesma para os jogadores.

chaves campeonato de tênis

No caso do sistema de gestão de torneios da Rakete, assim que você atualiza o resultado na programação de jogos do dia, as chaves já são automaticamente atualizadas e disponibilizadas para os jogadores, poupando você desse trabalho chato! Além disso, assim que você finaliza a marcação do último jogo, você apenas escolhe o esquema de pontuação e todos os rankings são atualizados em segundos!;)

Veja outros posts que podem te ajudar na organização de torneios:

Como montar uma chave mata mata

O que é o round robin e como organizá-lo

Calendário 2017 para organizadores de torneio

Torneio de tênis gerido online, quanto custa? Vale a pena?

Campeonato de tênis: como se organizar para os dias de jogos
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários