chave-mata-mata

Chave mata mata: Como montar uma para seu torneio de tênis

A montagem da chave é sem dúvidas uma das etapas mais complexas e importantes da organização de um torneio.

Deve-se tomar muito cuidado com alguns aspectos que podem levar a erros. A seguir vamos dar cinco dicas para montar a sua chave de forma segura em um sistema eliminatório!

Monte a estrutura da chave corretamente

É de extrema importância que a estrutura esteja certa, e existe um padrão bem definido para isto. Começando de trás para frente, ou da final para as fases anteriores, cada fase deve ter o dobro do número de jogos da fase anterior.

As fases devem ser definidas com base no número de jogadores. Veja na tabela a seguir como deve ser a estrutura:

Títulos
Fase 1ª rodada Jogadores
Final 1 2
Semi-final 2 3 a 4
Quartas de final 4 5 a 8
Oitavas de final 8 9 a 16
Rodada 16 16 17 a 32
Rodada 32 32 33 a 64
Rodada 64 64 65 a 128
Rodada 128 128 129 a 256

Considere o ranking

Os cabeças de chave são os primeiros jogadores a serem alocados. Eles possuem posições pré-definidas e estas devem ser respeitadas, de forma a não se enfrentem nas primeiras rodadas. Com isso, dentre os inscritos, o melhor colocado do ranking deve ser sempre o cabeça de chave número 1, enquanto o segundo melhor deve ser o cabeça de chave número 2, e assim por diante.

Quando o organizador não mantém um ranking atualizado, ou simplesmente não o utiliza para montar as chaves, jogadores acabam sendo alocados incorretamente, gerando injustiças.

Tenha o ranking sempre ao lado quando estiver montando as chaves e utilize-o como base para definir os cabeças de chave do torneio.

ranking-torneios-chave

Na falta de um ranking, tente usar o seu conhecimento sobre os jogadores do torneio e considerar os melhores.

Faça a alocação correta dos cabeças de chave

Como mencionado no ponto acima, os cabeças de chave devem ser alocados de acordo com o ranking e sua posição pré-definida.

O número de cabeças pode seguir a regra padrão da ITF, ou, você pode alocar um número maior (sinalizados nas chaves abaixo como (opcional)), se bem entender.

As regras da ITF seguem o seguinte padrão:

Quartas de final: Os dois primeiros do ranking são cabeças de chave fixos.

Oitavas de final: Os quatro primeiros do ranking são cabeças de chave, sendo os dois primeiros fixos em suas posições. O terceiro e quarto colocado devem ter as posições sorteadas entre eles. Isso significa que nem sempre o cabeça 1 enfrentará o cabeça 4 na semi, pode ser que enfrente o cabeça 3 e o cabeça 4 enfrente o cabeça 2.

Rodada de 16: Os oito primeiros do ranking são cabeças de chave, sendo os dois primeiros fixos em suas posições. O terceiro e quarto colocado devem ter as posições sorteadas entre eles. O quinto, sexto, sétimo e oitavo também tem as posições sorteadas entre eles.

Os cabeças de chave indicados como (opcional) representam cabeças de chave que a ITF não considera. Porém, caso você queira considerar em seus torneios para deixar as chaves mais justas, não tem problema algum.

Chave de quartas de final (no máximo 8 jogadores)

chave-quartas-de-final

Oitavas de final (no máximo 16 jogadores)

chave-oitavas-de-final

Rodada 16 (no máximo 32 jogadores)

chave-r16

Sorteie as posições dos demais jogadores na chave, com raras considerações

Definidos os cabeças de chave, os demais jogadores devem ser alocados de acordo com um sorteio aleatório, independente de ranking.

 Confira também como organizar um torneio no sistema round robin

Em torneios amadores, existem algumas situações onde é aceitável a alteração manual de posições pós sorteio, por exemplo:

  1. Dois irmãos se enfrentando na primeira rodada;
  2. Dois jogadores que treinam juntos se enfrentam na primeira rodada de um torneio aberto.

Como um dos principais objetivos dos jogadores em um torneio amador é jogar contra novos adversários, não faz sentido colocar dois irmãos ou parceiros de treino para se enfrentarem na primeira rodada, onde um deles será eliminado do torneio.

Tenha a lista dos inscritos com dados como posição/pontos no ranking e academia onde treina.

chave-ranking

Utilize o Bye na chave

Nem sempre o número de jogadores completa a chave perfeitamente. Dificilmente em uma chave de 16 jogos você terá exatamente 32 jogadores. Para isso existe o Bye, um nome dado à posição vaga no torneio, onde seu adversário, geralmente um cabeça de chave, passa direto para a segunda rodada do torneio.

Uma boa dica para saber onde alocar estes Byes é numerar cada posição da chave antes de começar a montar. Desta forma, se você tem 8 posições e 6 jogadores, você já sabe que os Bye estarão nas posições 7 e 8.

chave-bye

Veja nosso guia completo de organização de torneios 

Como mostrado acima, montar chaves da maneira correta não é um trabalho simples ou rápido, ainda mais considerando que cada torneio tem entre 5 a 10 categorias. Cansativo, não é? Já pensou se conseguisse fazer essas 10 chaves em apenas alguns cliques e poucos minutos?

Pois na Rakete você consegue! Você tem a tranquilidade de saber que, além de mais tempo livre, suas chaves estarão corretas e perfeitamente desenhadas! E o melhor, seu primeiro torneio na plataforma é 100% gratuito!

Conheça o sistema de gestão de torneios da Rakete!

Chave mata mata: Como montar uma para seu torneio de tênis
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários