condicionamento físico

Condicionamento físico específico dos esportes, para crianças e adolescentes

O processo de treinamento de condicionamento físico para qualquer esporte deve seguir um protocolo rígido de treinos. Métodos e formas de treinar de qualidade delineiam uma formação física sólida para o futuro

Independente do esporte, do objetivo, da faixa etária e condicionamento físico, uma metodologia de treino de qualidade é o segredo do alcance de objetivos e metas traçadas.

E, especificamente, a formação de um condicionamento físico competente de atletas de base requer muito mais cuidado e atenção pedagógica.

O condicionamento físico de crianças e adolescentes: métodos de treinos eficazes são indispensáveis

Seja por questões psicológicas, físicas e sociais, os métodos de treino eficazes para jovens representam a referência da qualidade de formação física. Evidente que existem outros fatores importantes que contribuem para a formação de um grande atleta. Talento e apoio familiar são dos mais importantes.

A etapa dos 9/10 aos 18 anos é fundamental para ganhos de excelência em resistência, força, velocidade, flexibilidade e coordenação. É a fase mais sensitiva do treinamento físico. As adaptações são fantásticas neste período. O organismo reage de forma intensa a estímulos físicos de treino. Passada esta época, as adaptações se organizam de forma mais lenta e menos sensível. Quanto mais a idade avança, mais é preciso fazer para obter ganhos físicos específicos. Por isso o treino físico é necessário na base para o êxito de uma carreira vencedora. Só se forma um atleta com um programa de condicionamento físico sistematizado desde o início!

Os diversos caminhos do condicionamento físico específico de crianças e adolescentes

O treinamento de crianças e adolescentes deve seguir um protocolo rígido de treinamento. As cargas de treino devem ser cuidadosamente aplicadas! Da mesma maneira que há adaptações positivas, ocorrem também as negativas, com a sobrecarga do treinamento. Os caminhos do sucesso ou do insucesso se devem em muito aos métodos de treino. Quantos talentos se perdem por não terem um apoio de um treino físico inteligente.

Alguns erros mais comuns na prática esportiva de condicionamento físico no esporte:

  • Especialização precoce: carga intensa e mal direcionada, imitação do treino de adultos.
  • Excesso de treinos analíticos: conteúdo de exercícios voltados para a execução física descontextualizados da estratégia e técnica do jogo.
  • Excesso de competições: carga psicológica intensa, desgaste físico e emocional, pouco tempo de recuperação física.
  • Monotonia dos treinos: pouca diversificação dos treinos, mesmo conteúdo, falta de criatividade do treinador.
  • Cobrança de resultados e performance física: idealização de um corpo atlético inatingível, falta da individualização de treino, incompatibilidade entre a maturação física e psíquica e carga de treino.

De uma forma geral deve-se configurar o treinamento da preparação física de crianças e adolescentes nos seguintes aspectos:

  • Preservação da estrutura músculo esquelética: fortalecimento muscular e articular compatível com a maturação biológica.
  • Características dos conteúdos de treino físico com demandas técnicas , táticas e coordenativas: os estímulos devem englobar as características específicas de casa modalidade. O físico deve estar sempre contextualizado com as ações esportivas específicas.
  • A orientação da carga física de treino deve preservar a simetria de estímulos tanto de membros inferiores direito/esquerdo como superiores direito/esquerdo. A estrutura da coluna deve ser preservada bem como a musculatura responsável pela estabilidade das articulações.
  • As características dos treinos que exigem demandas físicas de sobrecarga articular devem ter um controle sistemático de ensino. Aprender o gesto biomecânico antes de se chegar a sua forma real de movimento é sempre importante!

O treinamento da preparação física de crianças e adolescentes deve se cercar da segurança e preservação da saúde do atleta. Fundamentalmente, o bom treino cria e desperta o gosto pela atividade física. Apesar de ser rígido e sistemático, o treinamento deve motivar e encorajar o atleta à busca de superação.

Características peculiares do treinamento físico específico de crianças e adolescentes no tênis

No tênis algumas características e peculiaridades são fundamentais para a estruturação e planejamento de uma preparação física adequada:

  • Exercícios coordenativos que estimulem a coordenação de membros direito e esquerdo (coordenação óculo manual).
  • Exercícios de força e velocidade que aprimorem a sinergia muscular funcional exigida no jogo. Utilização de movimentos naturais, para o ganho da força e velocidade.
  • Exercícios de resistência através de pequenos jogos que solicitem esta demanda. Muitas corridas podem ser substituídas por estes pequenos jogos.
  • Exercícios de flexibilidade: treinamentos de mobilidade articular em bolas suíças, exercícios de Pilates e treinamento funcional.
  • Quanto mais o treinamento físico for orientado para a execução da técnica nas demandas táticas do jogo, melhores resultados aparecerão. Toda ação física exigida, contextualizada na situação do jogo do tênis, oferece ao atleta um arsenal de rico aprendizado. Assim deve ser o ensino do tênis, mesmo em treinos considerados físicos.
  • É incompreensível a prática abusiva de treino de força na sala de musculação!
  • As capacidades físicas podem e devem serem estimuladas em situações reais das ações esportivas do jogo.
  • A preparação física específica do tênis é fundamental para a formação do atleta futuro, mas sempre contextualizada nas demandas do jogo e nas possibilidades individuais!

Como melhorar o seu condicionamento físico – as capacidades físicas e seu treinamento no tênis

A periodização do treinamento físico de base corresponde dos períodos de iniciação a especialização. Ela se situa entre as idades de 9/10 aos 17/18 anos. A metodologia de treino que precede esta etapa (5 aos 9 anos) tem uma outra abordagem e filosofia. Deve ser lúdica e priorizar as habilidades que exijam a coordenação motora geral.

Os treinos do período de base visam otimizar todas as capacidades físicas e motoras necessárias ao jogo de alto nível.

Atividades de condicionamento físico para o tênis – Treino de coordenação

Mais específicas do início do processo formativo: dos 10 aos 12 anos, a coordenação rege o treinamento. Uma prática motora variada em situações diversas de tomada de decisão caracterizam o uso destes exercícios:

  • Uso de bolas de diversos tamanhos e pesos
  • Corridas e passadas de diferentes maneiras e ritmos
  • Jogos utilizando as mãos com e sem raquetes

Quanto mais vai se aprimorando nesta capacidade, mais os movimentos são exigidos na forma do jogo e situações táticas.

Atividades de condicionamento físicoTreino de velocidade

As ações rápidas norteiam as características técnicas específicas do tênis. Desde o início deve -se estimular os movimentos nestes parâmetros. A intensidade e o volume de treino aumentam consideravelmente com a evolução dos anos de treino.

Sem perder a qualidade os exercícios de velocidade podem ser realizados em forma de jogo (pequenos jogos). Objetivam estimular mudanças rápidas de direção, golpes rápidos e corridas de aceleração.

Atividades de condicionamento físicoTreino de força

Os treinos de força podem e devem estimular a descarga de peso e alinhamento das articulações. O uso do próprio corpo, das alavancas favorecem e estimulam o uso da força em situações biomecânicas específicas. As características de simetria devem ser priorizadas. Características específicas do movimento como potência e força rápida podem ser trabalhadas e estimuladas de diversas maneiras:

  • uso de Medicine Ball
  • pequenos jogos que utilizem diversos tipos de salto
  • uso de elásticos, caneleiras

Os exercícios que demandam e solicitam ações de força devem estimular a ação da musculatura estabilizadora e postural. O treino funcional pode ser uma boa opção. Circuitos que estimulem a produção de força devem resgatar os estímulos necessários para o jogo.

Atividades de condicionamento físicoTreino de resistência

A capacidade de resistir, de aumentar a tolerância à fadiga são fundamentais para tolerar jogos de longa duração. Correr 10, 20, 40, 60 minutos? Acho que não é uma boa opção. Por que não estimular atividades que solicitem a resistência específica?

Volumes e intensidades de atividades podem muito bem estimular a resistência. Pequenos jogos que estimulem ideias e conceitos de jogos podem melhor retratar as ações do jogo. Quanto mais a tarefa for semelhante à ação do jogo, maior a transferência da condição física de resistir ao cansaço!

Atividades de condicionamento físicoTreino de flexibilidade

O tênis requer boa elasticidade muscular e mobilidade articular. A qualidade técnica da execução dos golpes prescinde de um controle motor fantástico. Sem uma base boa de exercícios de alongamento, os movimentos se tornam comprometidos. Sabemos o quanto é enfadonho usar de exercícios analíticos de alongamento. A criatividade do professor se torna fundamental no processo deste treino.

O treinamento da flexibilidade deve ser estimulado desde o início desta fase, valorizando a amplitude de movimento!

Técnicas de alongamento utilizadas no Pilates podem ser uma boa opção para garantir ao atleta um corpo flexível!

O conceito de um condicionamento físico específico valoriza e organiza um treinamento de alto nível.

O que é importante no condicionamento físico específico é a estruturação do treino baseado em princípios sólidos! A caracterização dos conteúdos e a utilização de métodos motivadores promovem o desenvolvimento das potencialidades físicas.

Respeitar as individualidades e a maturação física das crianças e adolescentes torna o treinamento eficaz!

O que desejo para todo o treinador é a coerência e o conhecimento na área da Educação Física! Sem o conhecimento do treinamento desportivo, os treinos se tornam repetitivos e descontextualizados!

O condicionamento físico de qualidade de crianças e adolescentes de qualidade faz toda a diferença na formação e saúde do atleta!

Achar uma fórmula pedagógica que valorize a motivação e a qualidade de estímulos é fundamental para o alcançar o sucesso!


Escrito por Ciro Guerra

ciro-guerra

Formado em Educação Física, Ciro Guerra é sócio-proprietário de uma das mais bem conceituadas academias de pilates e treinos funcionais de Belo Horizonte, a Ciro Guerra Fitness.

 

Condicionamento físico específico dos esportes, para crianças e adolescentes
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários