duplas-tenis

Duplas no tênis: entenda o jogo e melhore o seu desempenho

Conheça o básico do jogo de duplas no tênis e confira algumas dicas para mandar bem em quadra

O jogo de simples no tênis predomina no início da carreira, sejam amadores ou os que buscam o profissionalismo. É uma modalidade que exige maior vigor físico dos praticantes. É também mais conhecida e acompanhada pela mídia nos torneios mais importantes, envolvendo maiores valores financeiros que nas duplas.

Já o jogo de duplas possui características muito diferentes. É um jogo de parceria com estratégias traçadas em comum, como, por exemplo, antes de cada saque. É uma modalidade muito praticada por quem quer um jogo com menor desgaste físico e aprecia o espírito de equipe. Muito praticado em clubes, recebe hoje um interesse maior do público nos torneios da ATP.

Alguns detalhes técnicos

Apesar de ser o mesmo esporte, estas duas modalidades diferem muito. Enquanto na simples o jogador se posiciona preponderantemente junto à linha de base utilizando os golpes longos (drives), indo esporadicamente à rede, na dupla de bons jogadores da modalidade, eles se posicionam mais junto à rede para o “abafa” utilizando muito os voleios e os smashes. Um bom voleador, com bons reflexos faz muita diferença nas duplas.

O saber encontrar ângulos para passar a bola pelos adversários é fundamental. Na dupla, se os adversários se colam junto à rede, tirando a possibilidade de encontrar ângulos melhores, uma boa opção é bater forte, no meio, entre os dois jogadores. Outra opção é o lob, em geral, com top spin.

Outra grande diferença é a exigência de muito maior mobilidade na simples. Finalmente, tem-se que destacar a diferença de estratégias. Na simples você basicamente estuda os pontos falhos do adversário e tenta miná-lo com seus pontos fortes. Na dupla a coisa é mais complexa, você tem que acertar com seu parceiro diante das características próprias de sua dupla e frente às características dos adversários, revisando a estratégia em todo o decorrer do jogo.

Dicas para o saque nas duplas

Algumas dicas para tornar o saque mais eficaz nas duplas:

  • Tente colocar a bola profunda, próxima à linha de serviço, ganhe tempo para chegar até a rede e mantenha seu adversário no fundo;
  • Saque com maior frequência no centro, um saque aberto pode gerar um bom ângulo para seu adversário devolver uma passada;
  • Posicione-se mais próximo à linha lateral de simples para proteger melhor seu lado da quadra na devolução de saque;
  • Se seu adversário possui um lado muito mais fraco que o outro, explore-o;
  • Saque no corpo de seu adversário como forma de variação;
  • Antes de cada ponto, comunique ao seu parceiro sua estratégia para que ele possa se preparar melhor.

Estratégias nas duplas

Como mencionado acima, antes de cada saque os jogadores devem traçar uma estratégia. Seguem-se algumas dicas e pontos que podem ser combinados:

  • Se for sacar bem aberto, o jogador da rede deve se preparar para fechar bem sua paralela, enquanto o sacador deve se posicionar mais ao centro;
  • Combinem quem será o responsável pelas bolas no centro quando ambos estiverem na rede;
  • Sempre que seu parceiro, por algum motivo, tiver que pegar uma bola do seu lado, vá para o outro lado da quadra imediatamente;
  • Surpreendam seus adversários trocando de lado logo após o saque;
  • O jogo de duplas é vencido na rede, abuse do saque e voleio.

Contagem

Nos torneios oficiais existem diferenças nas contagens dos games e do set decisivo. Se as duplas empatam no game em 40 a 40, o vencedor será o que fizer o ponto seguinte, que é disputado com a dupla recebedora escolhendo de que lado será o saque.

Se o jogo estiver empatado em um set a um, o desempate será dado por um super tiebreak de 10 pontos.

Duplas no tênis: entenda o jogo e melhore o seu desempenho
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários