esportes de raquete

Esportes de raquete – Principais características e curiosidades

Equipamentos, regras, links úteis e muitos mais sobre os principais esportes de raquete

Independentemente de quem tenha começado os esportes de raquete, o fato é que a moda pegou, e hoje existem diversos deles, porém cada um deles com suas particularidades. Vamos falar um pouco sobre curiosidades de alguns dos principais destes esportes:

TÊNIShistoria-do-tenis

Existem diversas versões sobre a origem do tênis. Algumas falam em milhares de anos atrás com os antigos egípcios, gregos e romanos. Outras, se detêm em épocas mais recentes, com os franceses e ingleses.

Uma das versões com mais evidências sugere que o tênis teve origem no século XII, quando monges franceses utilizavam a mão para bater na bola sobre uma corda pendurada em um pátio. O jogo era chamado je de paume, jogo de mão. De acordo com essa teoria, o esporte passou a ser chamado de tênis porque os monges gritavam a palavra “tenez”, tomar ou receber em francês, antes de sacar.

Não se discute também a influência dos ingleses no começo do esporte. O torneio mais antigo do mundo foi realizado em Londres em 1877, Wimbledon.

Raquete

A raquete de tênis é composta por diversos materiais, porém, para facilitar a leitura vamos citar apenas os principais: alumínio, a maioria delas, ligas como titânio e grafite. O peso de uma raquete é bastante variável. A média para as raquetes de performance fica entre 270g a 330g. A raquete possui um limite de tamanho de 73,7cm de comprimento e 31,7cm de largura, com uma cabeça de no máximo 39,4cmraquete-e-bolas-de-tenis de comprimento e 29,2cm de largura, contando com um encordoamento de ponta a ponta.

Confira 5 dicas para manter sua raquete de tênis em bom estado

Bola

A bola de tênis é feita principalmente de borracha, revestida por filtros. Usualmente é de cor amarela ou verde com listras brancas. Uma bola pesa, em média, 56 a 58 gramas, com um diâmetro entre 6,35 e 6,67cm.

Saiba como escolher a bola de tênis ideal para você

Quadra

A quadra de tênis é sempre em superfície plana, variando entre pisos de grama, saibro ou piso duro (cimento, borracha sintética, carpete ou lama asfáltica).

Mede 23,77m de comprimento, 8,23m de largura para a área de simples e 10,97m para duplas. É também necessário um espaço em torno da quadra para que os jogadores consigam alcançar as bolas mesmquadra-de-teniso fora de seus limites. Ela é dividida ao meio por uma rede de 1,07m de altura nas extremidades e 0,91m no centro.

As linhas do fundo são chamadas de linha de base. Existem também as linhas de serviço, uma em cada lado da quadra, posicionadas a 6,4m de distancia da rede. Esta área é dividida ao meio, indicando em que lado será iniciado o ponto.

Veja todos os detalhes de uma quadra de tênis

Pontuação

Em geral uma partida de tênis é realizada em melhor de 3 ou de 5 sets. Os sets são divididos por games e quem fizer 6 games primeiro ganha o set. O jogador deve vencer por pelo menos 2 games de diferença. No caso de o set empatar em 5 games a 5, é necessário fazer 7 games para vencer o set. Existe ainda o tie-break. Quando o set fica empatado em 6 games a 6, é realizada uma disputa onde quem fizer 7 pontos primeiro é o vencedor.

Confira nosso post com todas as regras do tiebreak

Agora que entendemos quantos sets tem uma partida e que um set é composto por games, vamos entender o que é um game:

Um dos jogadores tem sempre o direito de sacar dentro de um game, e este direito é alternado a cada game ao longo do jogo. Para vencer um game, é necessário ganhar 4 pontos, porém, existe aqui também a obrigatoriedade de vencer por dois pontos de diferença, no caso de um empate em 3 pontos de cada jogador. Cada ponto no tênis tem um valor de acordo com a ordem no game: 15 > 30 > 40 > Game.

A pontuação é marcada desta forma porque no início do esporte o jogo era marcado em relógios de parede. O ponteiro começava apontado para o alto no zero, depois para a direita no 15, para baixo no 30 e, por fim, para a esquerda no 45. Quando a regra do jogo passou a ser de que cada game teria que ser vencido com dois pontos de vantagem, foi feita uma alteração do 45 para o 40, acrescentando a vantagem, que seria o 50.

Faça nosso quizz sobre as regras no tênis e confira como estão seus conhecimentos

Links úteis

ATP – Association Tennis Professionals

WTA – Woman Tennis Professionals

CBT – Confederação Brasileira de Tênis

Rakete – Sistema de gestão de esportes de raquete

Dicionário Tênis de A a Z – Dicionário completo de tênis com pronúncias para as palavras em inglês

BADMINTON

O mais praticado dos esportes de raquete, e o segundo em comparação com qualquer outro esporte no mundo. É muito popular na Ásia, em países como China, Cingapura, Índia e Tailândia.

Originado na Índia e levado para a Inglaterra por seus militares por volta de 1870, o jogo era chamado de poona, em referência à cidade de Pune, onde era muito popular e onde foram criadas as primeiras regas. Não se sabe ao certo a relação, porém o nome do jogo passou a ser chamado de Badminton devido à casa de Campo do Duque de Badminton, em Gloucestershire.

Raquete 

Apesar de serem feitas com materiais similares aos de tênis, a raquete de badminton é mais leve, pesando até 100g, com uma cabeça bem menor e um cabo mais longo. Veja mais detalhes da raquete de badminton

raquete-peteca-badminton

Peteca

O badminton é praticado com uma peteca no lugar da bola, que pesa apenas 6 gramas e possui 16 penas de ganso. Apesar de leve, a peteca pode atingir uma velocidade superior a 300 km/h. Conheça todas as características da peteca de badminton

Quadra 

A quadra de badminton tem um comprimento de 13,4m e 5,18m de largura para partidas de simples, e 6,10m para duplas. O piso deve ser feito de material antiderrapante. Possui 6 linhas: lateral duplas, lateral simpquadra-badmintonles, central, serviço longo duplas e serviço longo simples. A quadra é dividida ao meio por uma rede que deve ficar a 1,55m de altura do chão.

Pontuação 

Os jogos no badminton em geral são disputados em uma melhor de 3 games. Cada game é composto por 21 pontos, com a obrigatoriedade de vencer por 2 pontos de diferença. No caso de um empate em 20 pontos, aquele que abrir uma vantagem de 2 pontos vence o game. Outra exceção é o empate em 29, onde o jogador que fizer 30 será o vencedor.  Confira nosso post exclusivo sobre as regras do badminton

Principais links 

CBBd – Confederação Brasileira de Badminton

BWF – Badminton World Federation

Rakete – Sistema de gestão de esportes de raquete

Curiosidades badminton – Curiosidades reunidas pela Rakete sobre o badminton

SQUASH

Existem duas versões para a origem do squash, ambas na Inglaterra no século XIX:

Em uma prisão em Londres, Fleet, os presos praticavam uma variante do tênis, rebatendo as bolas contra a parede da prisão;

A outra versão conta que foi na Harrow School, que as primeiras quadras de squash foram construídas.

Raquete 

Bem semelhante à raquete de tênis, a raquete de squash possui algumas diraquete-bola-squashferenças: É mais leve, pesando entre 130g a 160g, possui uma cabeça um pouco menor e mais achatada, e conta com um número menor de cordas devido a redução do aro.

Bola 

Squash é jogado com uma pequena bola preta de borracha, com circunferência de aproximadamente 13cm e peso de 20g.

Quadra 

A quadra de squash é fechada por quatro paredes, sendo a traseira de vidro. A quadra possui um comprimento de 9,75m, com 6,4m de largura. As marcações na quadra são: quadra-squash

Da retaguarda à linha de meio-campo 4,26 m

Altura da parede da retaguarda 2,13 m

Altura da linha de serviço 1,783 m

Altura do tin 0,48 m

Caixa de serviço 1,60 x 1,60 m

Pontuação 

Não muito diferente do badminton, uma partida de squash  é disputada em melhor de 3 ou 5 games. A diferença está basicamente na quantidade de pontos em cada game. No squash, o jogador que precisa fazer 11 pontos, não 21 como no badminton, para vencer o game, a menos que empate em 10, onde quem fizer 2 pontos de diferença ganhará o game.

Principais links 

CBS – Confederação Brasileira de Squash

WSF – World Squash Federation

Rakete – Sistema de gestão de esportes de raquete

PADEL

Mais uma vez os ingleses… e, desta vez, no mar! Fizeram uma adaptação do jogo de tênis em 1890, chamando-o de “tênis de alto mar”.  A bordo de barcos, o jogo era praticado com dimensões menores, com proteções de telas.

Em 1924 o jogo chegou em terra firme, quando o norte americano Frank Beal improvisou algumas quadras em Nova York e o esporte passou a ser chamado de “paddle tennis“, uma vez que utilizava uma paleta de cabo curto no lugar de raquetes.

Raquete 

A maior diferença entre a raquete de padel e as demais já citadas até o momento é a falpadel-jogadora-raqueteta de cordas. Feita de kevlar, carbono ou fibra de vidro, a raquete deve ser de superfície plana e possuir sempre um cordão de segurança no cabo. Sua medida é de 45,5cm de cumprimento, 26cm de largura e 50mm de espessura.

Bola 

A bola de Padel é exatamente igual à do tênis que mencionamos alguns parágrafos acima.

Quadra 

A quadra de padel é formada por um retângulo de 10m de largura por 20m de comprimento. É dividida ao meio por uma rede de 88cm de altura na parte central e 92 nas extremidades. À 7 metros dpadel-jogador-raquete-bolaa rede, de cada um dos lados, é demarcada uma linha da área de saque, dividida por outra linha ao meio, denominada linha central. Dividida ao meio pela linha imaginária, contígua a “linha central” forma mais dois retângulos de 3 x 5 metros, “área de saque direita e esquerda”.

A quadra é cercada por uma parede, nos fundos de 3m de altura, complementadas por tela metálica de 1 metro de altura, e, nas laterais por paredes e telas metálicas em variações aceitas pela FIP. No caso de quadras cobertas, a altura não pode ser inferior a 6m.

Pontuação 

O Padel é o único dos esportes apresentados aqui que é sempre disputado por 4 jogadores, dois contra dois, o que faz do Padel um esporte de duplas.

A pontuação de Padel também é igual a do tênis, que mencionamos alguns parágrafos acima.

Principais links 

Cobrapa – Confederação Brasileira de Padel

APTA – American Platform Tennis Association

Rakete – Sistema de gestão de esportes de raquete

BEACH TENNIS

beach-tennis

O Beach Tennis surgiu a partir do frescobol na década de 1980, na província de Ravena, Itália. Em 1996  algumas regras foram introduzidas e fundou-se a “International Federation Beach Tennis” (IFBT). Apenas recentemente o esporte chegou ao Brasil, porém, já conta com quadras e praticantes  por todo o país.

Raquete

Bem semelhante à de padel, geralmente é feita em fibra de vidro,  grafite ou de carbono/kevlar, sendo essas últimas, as mais usadas pelos profissionais. A raquete possui furos para diminuir a resistência do ar, de forma que não seja necessário muita força para bater na bola.

Bola 

As bolas utilizadas são as de tênis para iniciantes, mais macias, bolasraquete-bola-beach-tennis play and stay por exemplo.

Quadra 

A quadra é similar a uma quadra de Volêi de Praia, superfície de areia, 16m de comprimento e 8m de largura. Uma rede com 1,7m de altura separa a quadra ao meio.

Pontuação 

A pontuação do beach tennis segue a mesma linha da do tênis, com a exceção do no-add, sem vantagem. Outra diferença é no saque, onde os jogadores não possuem uma segunda chance. Se errar o primeiro saque perde o ponto.

Principais links

CBBT  – Confederação Brasileira de Beach Tennis

IFBT – International Federation Beach Tennis

Rakete – Sistema de gestão de esportes de raquete

RAQUETINHA

Saiba tudo sobre um dos esportes de raquete mais divertidos em Raquetinha: o esporte de raquete 100% brasileiro

TÊNIS DE MESA

Confira o texto que fizemos especialmente para o tênis de mesa, o famoso pingue-pongue: Tênis de mesa: História, regras, equipamentos, empunhaduras, estratégias e muito mais


Encerramos aqui nosso primeiro post! Já conhece a Rakete? Assista o vídeo abaixo, veja em menos de 1 minuto como podemos ajudar na gestão de torneios!

 
Esportes de raquete – Principais características e curiosidades
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários