badminton-brasil

Entenda como vem sendo a história do Badminton no Brasil

Parte 2 – história do badminton no Brasil

Para entendermos melhor a história do badminton no Brasil, montamos uma série cronológica dos principais fatos:

1938

A história do Badminton no Brasil tem início no Clube dos Ingleses, em Santos.

1984 a 1986

Passou a ser praticado de forma competitiva, com a realização da I Taça São Paulo, organizada pela então Associação Paulista de Badminton (APB). Até 1987 a APB era a única organizadora de torneios de Badminton no Brasil. Ainda em 1984 o Brasil participou do I Campeonato Sul Americano e, em 1985, do segundo.

1987

O Brasil estreou no Campeonato Panamericano de Badminton. Foi criada a Federação Paulista de Badminton (FEBASP) que passou a ser a representante brasileira junto à International Badminton Federation.

1990

O Brasil sediou o IV Sul Americano de Badminton, em Mairinque/SP, ficando em 2º lugar, o Peru em primeiro.

1993

Foi criada a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), tendo como fundadores a Federação Paulista de Badminton, a Federação de Badminton de Brasília e Federação Catarinense de Badminton. A CBBd tem hoje quase 1300 atletas filiados, distribuídos em 20 federações encarregadas da promoção e desenvolvimento do Badminton na região do seu respectivo estado.

história do badminton no brasil

1994 a 1999

A CBBd filiou-se ao Comitê Olímpico Brasileiro e, em 1995, o Brasil participou pela 1º vez dos Jogos Panamericanos e do Campeonato Mundial de Equipes Mistas da BWF, o Sudirman Cup. Nesse último, ficou em 3º lugar no seu grupo de cinco países. Em 1997 e 1999 ficou em 5º e 4º lugares, respectivamente, no grupo de oito países.

1996

O Brasil conquistou medalha de prata em simples masculino e de bronze em duplas masculinas e mistas no Pan-americano Infanto-Juvenil. No ano seguinte, organizou o 1º Campeonato Sul Americano Infanto-Juvenil, conquistando, então, 5 medalhas de ouro nas categorias sub-19 e sub-17.

1998

O Brasil organizou o VI Sul Americano de adultos, campeonato com o maior número de países participantes: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Suriname e Uruguai. No torneio de equipes o Brasil ficou em 2º lugar e nos individuais, o Peru conquistou todas as medalhas.

2000 a 2006

O Brasil conquistou duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze no Pan Americano Infanto Juvenil, nas categorias menores de 15 anos em simples e dupla masculina. Em 2001 foi conquistada a medalha de bronze em duplas no Pan Americano de adultos, e, em 2006 os brasileiros conquistaram cinco medalhas de ouro no Pan Americano Infanto-Juvenil em Campinas.

2010

No Pan Americano Júnior, os atletas brasileiros conquistaram 22 medalhas, sendo cinco de ouro, seis de prata e 11 de bronze. Nesse ano o pais sediou o 6º Sul Americano, no Piauí.

2015

O Brasil conquistou três medalhas nos Jogos Pan Americanos de Toronto. Duas delas de prata, para as duplas masculina e feminina, e uma de bronze, para a dupla mista.

2016

Estreia do Brasil nas Olimpíadas com a participação de dois atletas: Lohaynny Vicente, que figura na posição 73 do ranking da BWF (Badminton World Federation) e Ygor Coelho, de 19 anos. Nenhum deles subiu ao pódio, mas são considerados promessas do esporte no Brasil.

Encerramos aqui a história do Badminton no Brasil. Sabe como foi a origem deste esporte no mundo? Confira nosso post sobre a história do Badminton no mundo. Em nosso próximo post, falaremos sobre as principais regras do esporte!

Entenda como vem sendo a história do Badminton no Brasil
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários