historia-do-padel

Conheça a história do Padel no Brasil e no mundo

Jogado sempre em duplas, com raquetes e bolas próprias. A história do padel teve seu início em barcos e navios ingleses.

Sua denominação inicial era paddle, termo em inglês que significa remo, oriundo das origens do esporte. Esse nome foi abolido depois que o esporte passou a ser praticado em terra firme. Foi substituído por padel nos países da América do Norte e da Europa. Nos países latino-americanos, adota-se a grafia pádel, com acento. No Brasil é muito utilizado de ambas as formas, com e sem o acento. Esclarecido o nome, vamos seguir para o ponto central deste post, a história do padel!

Encontre academias e torneios de padel na Rakete!

Padel no mundo

A história do padel no mundo começou  em 1890, como uma adaptação do tênis, o esporte era chamado de “tênis de alto mar”.  O jogo era praticado a bordo de navios ingleses cujas viagens duravam dias. Há uma versão que diz que os passageiros improvisavam uma quadra a bordo, protegida por telas, para praticar tênis. Outra versão conta que os marinheiros, nas horas ociosas, improvisavam os porões para jogar. Usavam remos para lançar bolas uns aos outros, com auxílio das paredes.

Em 1924 houve a migração do jogo para terra firme, com a improvisação de quadras nos parques municipais de Nova Iorque. Foi então chamado de paddle tennis pois era utilizada uma paleta de cabo curto ao invés dos remos ou das raquetes. Foi por volta de 1928 que o esporte, já popular, passou a ser jogado em duplas.

A primeira quadra oficial foi construída em 1969 por um mexicano, Enrique Corcuera, num hotel em Acapulco. Foi ele quem definiu as dimensões de quadra e o regulamento do jogo. Quatro anos depois, em 1974, um amigo espanhol interessou-se muito pelo novo esporte e, ao retornar para a Espanha, após aperfeiçoar alguns detalhes da quadra e das regras do jogo, construiu duas quadras. O padel caiu no gosto dos espanhóis e, em pouco tempo, atraiu figuras destacadas do mundo do tênis, como a de Manolo Santana, que começou a organizar torneios e a divulgar o padel por todo o país.

Nos anos 80 o padel chegou à Argentina. Sua popularidade foi tanta que chegou a ser o segundo esporte mais praticado, depois do futebol. Com o surgimento de ídolos argentinos no tênis houve uma ligeira queda na prática do padel, mas ainda é largamente praticado no país. Da Argentina o esporte estendeu-se para outros países latino-americanos como o Brasil, Uruguai, Chile e Paraguai.
História do padel

A FIP

A Federação Internacional de Padel (FIP) foi criada em Madrid em 1991 e no ano seguinte foi realizado, na Espanha, o primeiro Campeonato Mundial de Padel, com a participação de 11 países americanos e europeus. Em 1993, o padel foi reconhecido como modalidade desportiva pelo Conselho Superior de Desportos. A FIP tinha, em janeiro de 2016, 27 países membros associados.

Padel no Brasil

No Brasil a história do padel começou pela região Sul, trazido por uruguaios e argentinos, em 1988. As primeiras quadras foram construídas nas cidades gaúchas de Jaguarão e Livramento.  Nesse estado estão a maioria das quadras para a prática do esporte no Brasil:  desde as mais simples até as mais sofisticadas, fechadas em vidro ou blindex, bem iluminadas, e com espaços confortáveis para a plateia.

Em 1992 foi fundada a Federação Gaúcha de Pádel, a primeira do país. A difusão do esporte por outros estados do Sul e do Sudeste brasileiro foi tão expressiva que, em 1994, surgiu a Confederação Brasileira de Padel (COBRAPA), criada pela Federação Gaúcha de Padel, Federação de Paddle do Rio de Janeiro e Federação Paulista de Paddle. A COBRAPA é a entidade responsável por organizar as principais competições no país.

Em primeiro lugar do ranking de jogadores masculinos da FIP está o brasileiro Lima Pablo! Dentre os Top10, além do brasileiro, estão quatro argentinos e cinco espanhóis. A relação dos Top10 do ranking feminino inclui nove jogadoras espanholas e uma argentina.

Encerramos aqui a história do Padel. Entenda melhor sobre a quadra, raquete, bola e regras do padel, ou conheça mais sobre a história de outros esportes de raquete como o badminton ou o squash!

Conheça a história do Padel no Brasil e no mundo
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários