comecar-jogar-tenis

Qual a idade ideal para começar a jogar tênis?

Martina Hingis, por exemplo, começou a jogar tênis com 2 anos, se tornando campeã de Roland Garros juvenil com 12, e primeira do mundo com 17

Apesar de haver diversos exemplos de profissionais que começaram a jogar tênis muito cedo, antes dos 4 ou 5 anos, estes são uma excessão.

Indo bem direto ao ponto, podemos dizer que, em geral, entre 5 e 7 anos é uma boa idade para começar a jogar, pois é quando a criança já desenvolveu as principais habilidades motoras, andar, correr, pular e rebater, por exemplo. Entretanto, sabemos que cada criança é diferente e única, sendo possível estar preparada para o jogo antes, ou, ter que esperar um pouco mais.

jogar tenis crianca

Ok, já sabemos a resposta para a pergunta deste post! Mas agora você deve estar se fazendo perguntas tais como: o que fazer até a criança atingir a idade ideal? Por onde começar? O que é possível ser feito para esse início ser o melhor possível? A criança precisa de equipamentos específicos? Ou podem ser os mesmos de um adulto? É possível começar mais velho? Com até quantos anos? E para ser profissional no futuro, quando deve começar? Continue a leitura e responderemos a todas estas perguntas!

Primeiros passos, enquanto a criança ainda não está preparada para jogar

É possível iniciar algumas atividades que vão estimular o desenvolvimento das habilidades motoras bem cedo. Aqui vão algumas dicas para crianças entre 3 e 5 anos:

Jogar tênisBrincar é o segredo para iniciar no esporte. A diversão deve ser a prioridade neste momento;

Mandar a bola para a criança pegar com as duas mãos, em seguida com apenas a mão direita e depois com a esquerda;

Pedir para a criança mandar a bola de volta, simulando um lançamento de baseball, ajudará muito no desenvolvimento do saque;

Pular amarelinha é uma ótima atividade para movimentação e equilíbrio;

Utilizar o sistema Le Petit Tennis pode ser uma boa introdução. Desenvolvido pelo francês e ex-tenista profissional Jean Florian, é direcionado a crianças pequenas. Apresenta o tênis através de estórias e aventuras, trabalhando o imaginário infantil;

Praticar outros esportes, como natação por exemplo.

Por onde começar?

Tão importante quanto começar a jogar tênis na idade certa, é iniciar com o professor certo.  E mais importante que buscar um excelente tenista, é buscar um professor com as seguintes características:professor-de-tenis

Seja especializado no ensino infantil, que tenha turmas de crianças da mesma faixa etária e trabalhe com atividades lúdicas;

Se preocupe com o movimento correto dos alunos em cada um dos golpes, pois, ele é fundamental para o desenvolvimento do jogo do tenista e, também, para evitar lesões;

Lide com crianças e conquiste o respeito delas naturalmente, sem querer impor na marra;

Ensine respeito aos outros, seja técnico, adversário, árbitro, boleiro, marcador de quadra, etc;

Realmente se dedique e se importe com todos os seus alunos, não somente com as “estrelas”;

Por fim, que tenha como prioridade a diversão nesta primeira fase, sendo um educador.

Confira nosso post sobre o professor de tênis, o personagem mais importante do esporte

Utilize materiais adequados

Os materiais utilizados na fase inicial também merecem atenção. Bolas, raquetes e até mesmo a rede da quadra pode ser adaptada para crianças. O uso incorreto de algum destes materiais pode dificultar muito o desenvolvimento inicial, ou, até mesmo, causar uma lesão precoce.

idade-raquete-certa

 Lembre também de trabalhar com as bolas play and stay nessa fase inicial.

bolas-play-and-stay

Saiba mais sobre este tipo de bola em nosso texto sobre como escolher a bola de tênis ideal para você!

Trabalhe o psicológico da criança

Desde cedo a criança é apresentada à maior de todas as dores do esporte, a derrota. Não tem saída, em todo jogo de tênis existe um vencedor e, para isso, alguém tem que perder. Inevitavelmente todos os tenistas passam por esta experiência diversas vezes em suas vidas.

Em conjunto com o treinador, os pais têm a responsabilidade de fazer a criança entender que tênis é apenas um esporte, e que perder faz parte. As derrotas e erros ao longo do caminho são as maiores oportunidades de desenvolvimento.

jogar-tenis

Valorize muito mais o esforço do que os resultados a curto prazo, pois, estes virão como consequência.

Dá para começar a jogar tênis com 10, 12 ou 40 anos?jogar-tenis-idade

O tênis é um esporte muito mais de nível que de idade. Não há problema algum em um tenista de 8 anos jogar contra outro de 50, se o jogo é parelho. Em clubes e academias é possível encontrar jogadores de todos os níveis. Basta começar fazendo algumas aulas que logo conseguirá entrar em quadra e se divertir com eles.

Um dos pontos mais sensacionais do tênis é a qualidade de vida gerada ao atleta, que pode se prolongar para o resto da vida. Não existe limite de idade para a prática do esporte. Confira 11 dos principais benefícios do tênis.

Mas 10, 12 anos é tarde para tentar ser profissional?

Não! Com 10, talvez até 12 anos ainda esteja em tempo de começar. Já vimos diversas vezes garotos que começaram com esta idade e em de 1 ou 2 anos estavam vencendo outros que começaram com 6. Porém, se começou um pouco tarde, mais do que nunca precisa dar tudo de si e correr atrás do prejuízo. A maioria dos tenistas profissionais com 13, 14 anos, já estavam pelo menos entre os melhores de seu país em sua categoria.

Padrão profissional

Não existe um caminho único para se chegar lá. A maioria dos profissionais de sucesso começaram a jogar tênis cedo, entre 4 e 7 anos. Existem casos extremos como o de Martina Hingis, que começou com 2 anos, ou André Agassi e Rafael Nadal, que começaram com 3. Saiba mais sobre a história de Nadal

rafael-nadal

Entretanto, existem alguns casos de tenistas que começaram mais tarde. Stanislas Wawrinka por exemplo, começou com 8 anos, jogando apenas uma vez por semana. O suíço só passou a treinar diariamente com 11 anos.

stanislas-wawrinka

O ponto em comum entre todos estes jogadores não é bem quando começaram a jogar, mas sim o momento em que decidiram que seriam tenistas profissionais e, a partir daí, voltaram todos os seus esforços para atingir essa meta. 

Para finalizar, deixamos um conselho para os pais e outro para os professores:

Pais: Gostaríamos de reforçar a importância do professor. Escolha a dedo quem será o professor de seu filho. É imensurável a influência que este profissional exerce sobre as crianças, dentro e fora de quadra.

Professores: Releiam o ponto dos pais e lembrem-se do personagem Tio Ben em Homem Aranha: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”!

Como se vê, não existe a idade ideal para começar a jogar tênis, é sempre a hora certa! Vamos começar agora? Encontre academias em todo o Brasil!

Qual a idade ideal para começar a jogar tênis?
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários