jogo-de-padel

Jogo de padel: Quadra, raquete, bola, regras e pontuação

O jogo de padel é também conhecido como paddle tennis ou pádel

Como falamos no post sobre a história do Padel, este é um esporte de duplas. Teve sua origem em barcos e navios ingleses, o que explica bastante sobre o nome paddle. Vamos passar hoje pelas principais regras do jogo de padel. Como deve ser a quadra, a raquete, a bola e o esquema de pontuação!

Quadra de padel

O jogo de padel é realizado em uma quadra de 20m de comprimento por 10m de largura. Seu piso pode ser feito de cimento, grama natural ou sintética. Dividindo a quadra em duas áreas, uma para cada dupla, existe uma rede. Esta rede é sustentada por um cabo de 1cm de diâmetro e fixada em postes laterais. Sua altura na parte central é de 88cm e nas extremidades, 92cm.

Localizadas ao fundo de cada uma das áreas há paredes em forma de “U”, com 10 m de largura e com laterais de até 4m de comprimento. A altura das paredes do conjunto “U” é de 3m. Essas paredes podem ser de alvenaria ou vidro, mas, para competições oficiais, devem ser de vidro. Fechando as laterais da quadra há uma tela metálica com altura de 3m. Essa tela deverá fechar a parte superior das paredes ao fundo da quadra atingindo a altura de 4m.

A linhas pintadas no piso têm 5cm de largura. As do centro definem a área de saque juntamente com as linhas paralelas à rede. As linhas que demarcam a área de saque ficam entre 6,95m e 7m e são chamadas de linhas de serviço ou de saque. Perpendicular à rede há outra linha, denominada Linha Central de Saque, que divide esta área em duas zonas iguais, chamadas de área de saque direita e área de saque esquerda.

Raquete de padel

A raquete de pádel é fabricada com fibra de carbono. Composta por cabeça e punho mede 45,5cm de comprimento, 26cm de largura e 0,5cm de espessura. O peso varia: quanto mais leve, maior a velocidade obtida e melhor resposta na rede e quanto mais pesadas, mais difíceis de manusear, mas dão maior potência.

A cabeça deve apresentar superfície plana e sem rugosidade exagerada e não poderá ser pintada com tintas que ofusquem os olhos dos adversários. Uma raquete com a superfície mais macia permite maior potência na rede e permite ao jogador defender mais facilmente no fundo da quadra. Em geral, quem tem um jogo mais agressivo e melhor condição física prefere uma raquete mais rígida. A raquete de pádel possui um cordão de segurança, de uso obrigatório.

Existem três formas principais de cabeça de raquete de pádel: redonda, em forma de diamante e em forma de lágrima. A de cabeça redonda são é ideal para quem quer se iniciar no esporte pois tem o ponto ideal de batida no centro e a distribuição do peso sobre o punho. A raquete com cabeça em forma de diamante tem a distribuição do peso mais sobre a extremidade da raquete, sendo por isso, ideal para competições, quando o benefício visado é a potência. A de cabeça em forma de lágrima está entre os dois modelos acima descritos: a distribuição do peso está sobre o meio da raquete, o que lhe confere equilíbrio entre controle e potência.

Bola

jogo de padel

A bola de pádel é uma esfera de borracha de superfície uniforme, de cor branca ou amarela. O seu diâmetro mede de 6,35 a 6,77cm e o seu peso fica entre 56,0 e 59,4g. As bolas são vendidas em tubos de três. Distinguem-se das bolas de tênis por terem um pouco menos de pressão.

Regras e pontuação do jogo de padel

O ponto no padel é iniciado no saque, momento em que a bolinha deve ser lançada em diagonal por cima da rede, até a área de saque da outra equipe. Deve terminar com o erro, no saque, ou pela impossibilidade de devolução da bola por uma das duplas.

Em geral, uma partida de padel tem de três a cinco sets, cada um deles com seis games. Elas são sempre disputadas em duplas. O objetivo do jogo é fazer com que os adversários não consigam devolver a bola de forma correta, isto é, ela não pode bater direto na parede ou na tela de proteção da quadra adversária sem antes ter quicado no chão. Isso é considerado “bola fora”, perda do ponto.

A pontuação é igual a da partida de tênis. Clique aqui para ver mais detalhes das regras do tênis e outros esportes de raquete. O primeiro ponto do game é contado como 15, o segundo 30, o terceiro 40. A dupla que primeiro fizer o quarto ponto vencerá o game, desde que tenha uma diferença de dois pontos. Se houver empate em quarenta, a pontuação recebe o nome de ‘iguais’. O ponto seguinte é denominado ‘vantagem a favor’ ou ‘vantagem contra’, da dupla. Dependendo de quem vencer o ponto, a contagem volta para ‘iguais’.

Jogo de padel: Quadra, raquete, bola, regras e pontuação
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários