historia-do-squash

Saiba como foi o começo do jogo Squash no mundo

Um dos principais esportes de raquete, vamos conhecer um pouco da história do jogo squash

Como tudo começou

O embrião do que hoje chamamos de squash surgiu na Inglaterra, no início do século XIX, numa famosa prisão de Londres, a Fleet, onde os presos praticavam uma variante do tênis, rebatendo as bolas contra a parede da prisão.  A essa variante chamaram rackets, e se deu início ao jogo squash.

O squash, como o conhecemos, foi inventado na Harrow School, também em Londres, por volta de 1830.  Os estudantes perceberam que a bolinha do rackets, que se fura quando esmagada (squashed) pelo impacto contra a parede, possibilitava um jogo com maior variedade de batidas e requeria muito maior esforço por parte dos jogadores. Não ficavam simplesmente esperando que a bolinha voltasse para eles, como no jogo de rackets.  Essa variante se tornou muito popular e, em 1864, as primeiras quatro quadras foram construídas na Escola. Foi, então, oficialmente criado o squash rackets como uma modalidade de esporte.

Os primeiros registros do jogo squash

O primeiro registro encontrado com referência ao jogo squash, fora da Harrow School, apareceu em 1890 no livro “The Badminton Library of Sports and Pastimes”. O primeiro livro dedicado inteiramente ao squash é de 1901 sendo seu autor, campeão de um torneio mundial de tênis e squash rackets. O mesmo afirmou que a modalidade era já praticada por milhares de jogadores em todo o mundo. Nessa época já havia quadras em várias escolas, universidades e residências na Inglaterra.

Jogo squash

Torneios e associações oficiais

O primeiro torneio profissional de squash foi realizado na Inglaterra, em 1920.

As primeiras associações foram criadas nos Estados Unidos (1907) e no Canadá (1911). Na Inglaterra a modalidade foi regulamentada pelo Squash sub-committee of the Tennis and Rackets Association de 1908 até 1928, quando o mesmo ganhou status de Squash Rackets Association. Apenas em 1966 foi criada a International Squash Rackets Association (ISRF) por representantes do esporte da Austrália, Grã-Bretanha, India, Nova Zelândia, Paquistão, África do Sul, Estados Unidos, Canadá e Emirados Árabes.

A PSA (Professional Squash Association), com sede em Leeds, na Inglaterra, é o organismo responsável pela gestão da prática profissional do squash a nível mundial. Tem mais de 750 jogadores filiados e organiza mais de 200 torneios mundo afora. É a PSA quem define o ranking mundial de jogadores profissionais adultos.

Squash nas Olimpíadas

O squash vem tentando ser incluído como esporte olímpico desde 1992.  Em 2016 foi pré-selecionado para participação na edição de 2020, em Tóquio. Nos Jogos Pan-Americanos o esporte participa desde 1995. Nesse ano a modalidade entrou, também, pela primeira vez, nos Jogos da Ásia e da África.

Chegou a ver nossa série sobre badminton? Saiba tudo sobre os esportes de raquete!

Saiba como foi o começo do jogo Squash no mundo
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários