manias-de-tenistas

7 tenistas e suas manias, superstições e TOCs

Manias, superstições e TOCs… ou simplesmente insanidade?

Na maioria das vezes, as manias e superstições dos jogadores de tênis não fazem o menor sentido. Podemos dizer que alguns deles beiram à insanidade, o que nos leva a uma outra pergunta…

Qual grande gênio, independente da área de atuação, não possuiu pelo menos um pouco de insanidade em sua personalidade? E outra, será que eles seriam tão geniais, como foram, sem essas características?

O fato é que, apesar de não fazer muito sentido para quem está de fora, estas manias ou loucuras ajudam, e muito, os jogadores. Seja para se prepararem para a partida, para manter o foco no jogo ou, simplesmente, por uma questão de fé.

Confira abaixo as manias curiosas de 7 dos melhores tenistas da história:

Manias da Serena Williams

Serena possui manias tanto dentro de quadra quanto fora. Dentro de quadra elas se referem mais ao saque, onde em cada um deles, ela quica a bola cinco vezes no primeiro saque e duas vezes no segundo.

Fora de quadra, Serena utiliza sempre o mesmo par de meias e o mesmo chuveiro ao longo de um torneio.

Manias da Maria Sharapova

Já pensou em um tenista que não aceita pisar nas linhas da quadra? Pois para Sharapova, não importa o que aconteça, ela não pisa nas linhas entre os pontos de jeito nenhum, resultando, inclusive, em uma forma de andar bem diferente do normal.

A russa também possui um ritual interessante antes de sacar. Ela vira para trás arrumando as cordas da raquete e conversando consigo mesma, anda até o local que irá sacar, dá um “pulinho”, tira o cabelo do rosto e quica a bola duas vezes.

Manias do Roger Federer

Federer nasceu no dia 08/08 e acredita que oito é o seu número da sorte. Antes de entrar em quadra nos jogos oficiais, o suíço dispara oito aces nas quadras de treino. Ele utiliza oito toalhas a cada set, leva oito raquetes para cada jogo e troca cada uma delas a cada oito games. Também separa oito garrafas de água na lateral da quadra. Hoje a marca foi superada, porém, até o momento em que escrevemos este post, Federer possuía exatos 88 títulos em sua carreira!

Manias do André Agassi

Como não podia deixar de ser, a superstição de André Agassi é das mais polêmicas… Desde Roland Garros, em 1999, até o final de sua carreira em 2006, o americano não usou cuecas durante as partidas.

Ele conta que na primeira rodada do torneio, quando chegou ao vestiário é que percebeu que havia esquecido sua cueca. Apesar da boa vontade de seu técnico em querer emprestar a sua, Agassi preferiu ir para o jogo sem cueca.

O jogo era contra Franco Squillari, um argentino que estava jogando muito bem na temporada de saibro. Agassi fez uma partida excelente e por isso continuou o torneio jogando sem cueca, até que foi campeão e resolveu manter a prática dos jogos sem cueca até o fim de sua carreira.

Manias do Andy Roddick

Seguindo a linha das manias pré saque, Roddick seguia o mesmo ritual antes de cada um de seus saques. O americano puxava o boné para baixo e depois o arrumava para cima novamente. Balançava o relógio em seu pulso esquerdo, puxava as mangas da camisa, uma de cada vez. Por fim, quicava a bola intensamente utilizando a raquete, diversas vezes.

Manias do Ivan Lendl

As manias e superstições dos tenistas não são recentes. Ivan Lendl, por exemplo, batia com a raquete na sola do tênis constantemente, uma prática comum nas quadras de saibro, para tirar o pó acumulado no tênis. Porém, Lendl era tão obcecado com isso que fazia até em quadras de grama.

Entenda melhor sobre as caracteríscticas das quadras de tênis 

Manias do Rafael Nadal

Para finalizar não poderíamos deixar de citar Nadal nesta lista. O espanhol é disparado o recordista de manias e TOCs no circuito. Elas são tantas que vamos separar em grupos:

Conheça mais sobre Rafael Nadal, o “touro” do tênis

  1. Banho – Toma um banho frio, todas as vezes, antes de entrar em quadra.
  2. Garrafas de água – Posiciona suas duas garrafas de água, uma fria e outra em temperatura ambiente, próximas uma da outra no chão, alinhadas à frente e à esquerda de seu banco, com a marca de cada uma apontando exatamente para a mesma direção. Durante a partida, ele sempre bebe de uma garrafa e depois da outra, nunca duas vezes seguidas da mesma garrafa. Outro ponto curioso é que ninguém, além dele, pode tocar nas garrafas.
  3. Preparação para os pontos – Antes de cada ponto, Nadal arruma o cabelo nas orelhas, tira suor do nariz, puxa a manga da camisa e arruma a cueca.
  4. Meias – Utiliza as meias de forma que as logos delas fiquem sempre alinhadas e na mesma direção.
  5. Linhas da quadra – Um ponto que é bem parecido com o de Sharapova, Nadal também não pisa nas linhas entre os pontos. Além disso, ele sempre passa sobre elas com o pé direito primeiro.

Por falar em gênios, características e tenistas de ponta… que tal fazer um rápido quiz para testar seus conhecimentos sobre o Guga?

7 tenistas e suas manias, superstições e TOCs
5 (100%)

Compartilhe este post:

One thought to “7 tenistas e suas manias, superstições e TOCs”

Comentários