melhor-sacador

Sabe quem é o melhor sacador da história?

Muito se discute sobre quem é o maior sacador da história. Pete Sampras, Ivo Karlovic e Roger Federer são nomes frequentemente citados, porém, não existe uma unanimidade no assunto.

Resolvemos aproveitar nossa série sobre o saque e explorar esta questão. Analisamos os principais pontos que envolvem o saque no circuito profissional e chegamos a uma conclusão. Afinal, quem é o melhor sacador da história?

Saque mais rápido do mundo

saque-mais-rapido

Apesar da velocidade do saque fazer bastante diferença, consideramos esta primeira estatística mais uma curiosidade do que um real indicador. Certamente Sam Groth certamente não é tido como o melhor sacador da história.

Recorde de aces

recorde-aces

 Quem não gostaria de fazer 19 aces por partida? O Croata Ivo Karlovic já começa um jogo com praticamente 5 games de saque confirmados em aces. Apesar da bela vantagem aqui apresentada, existem ainda outro pontos a serem explorados.

Break points salvos

break-points

Provavelmente os break points salvos se constituem em um dos pontos mais importantes para nossa análise. Indicam a capacidade de sacar bem sob pressão, uma arma extremamente eficiente em momentos decisivos.

Games vencidos

games-vencidos

Mais um forte indicador e, novamente, Ivo Karlovic figura na primeira posição.

Pontos vencidos no primeiro saque

primeiro-saque

Dois pontos curiosos a observar nesta lista:

John Isner figura em todas as outras listas, porém, não é um dos seis tenistas com maior percentual de pontos vencidos no primeiro saque;

Alguns jogadores menos expressivos aparecem unicamente aqui, como Richard Krajicek e Wayne Arthurs.

Pontos vencidos no segundo saque

segundo-saque

Única lista em que Karlovic não está presente, e não é devido a possuir um segundo saque ruim, pelo contrário, é excelente. Seu aproveitamento não é tão alto devido ao fato de o restante de seus golpes não ser do mesmo nível do saque.

Com base nos Top 6 classificados aqui, podemos tirar algumas conclusões:

Esta estatística fala mais sobre jogadores completos do que sobre sacadores em si;

A classificação demonstra claramente como o tênis mudou nas últimas décadas. Os  três melhores jogadores nos últimos 10 anos são também os que possuem maior taxa de pontos vencidos no segundo saque. Entretanto, jogadores consagrados em outras épocas, como Pete Sampras e André Agassi, não aparecem entre os Top 6.

Conclusão

Presente em cinco das seis listas e encabeçando quatro delas, Ivo Karlovic, o gigante de 2,11m é nosso escolhido como o melhor sacador da história!

melhores-sacadores

Logo atrás de Karlovic, destacam a seguir o americano John Isner e o canadense Milos Raonic. Vale lembrar que o canadense, atual vice-campeão de Wimbledon, é o mais jovem da lista, com 25 anos.

Em seguida, surgem as duas super estrelas do circuito recente,  Pete Sampras e Roger Federer. Por último, consideramos bem próximo Andy Roddick. Apesar de cada um possuir pontos fortes específicos, entendemos que se equiparam quando analisado o desempenho do saque de forma geral. Cada um figura em quatro dos seis pontos analisados.

Os dados aqui apresentados começaram a ser computados a partir de 1991, apenas em jogos de simples. Foram extraídos dos registros da ATP no dia 17/08/2016.

Perdeu algum dos nossos posts técnicos sobre o saque no tênis? Você pode conferir nos links abaixo:

O Toss ideal para um saque regular

Como melhorar seu saque

Tem uma opinião diferente sobre o melhor sacador? Deixe seu comentário!

Sabe quem é o melhor sacador da história?
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários