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Como conseguir patrocinadores para torneios de tênis

Patrocinadores são fundamentais para a viabilidade e lucratividade de torneios de tênis

Organizar um torneio de tênis não é uma tarefa fácil ou barata, por isso, contar com patrocinadores é extremamente importante. Como falamos no guia de organização de torneios, para organizar um torneio com sucesso, existem diversos custos a se arcar, como por exemplo:

  1. Aluguel e manutenção das quadras
  2. Bolas
  3. Camisas, água e brindes
  4. Árbitros
  5. Boleiros

A seguir vamos dar algumas dicas para ajudar você a conseguir patrocinadores para seus torneios:

Quem são os patrocinadores e o que eles querem

São empresas que desejam relacionar sua imagem a um evento esportivo, buscando, com isso, visibilidade e possibilidade relacionar sua marca de forma natural com seu público consumidor.

Ao terem uma boa experiência com a marca, os potenciais clientes provavelmente terão mais interesse pelo que a empresa oferece em outras oportunidades.

Quais tipos de empresas procurar para serem seus patrocinadores

Para que a empresa tenha um bom resultado patrocinando seu torneio, o ideal é que ela tenha uma ligação com seu público, os tenistas.

Faça um amplo estudo de todas as empresas que atuam no segmento do tênis. Marcas como Head, Wilson, Babolat são exemplos clássicos da área, porém, não se limite a elas. Procure também por lojas de materiais esportivos, empresas de construção e manutenção de quadras por exemplo.

Ainda na fase do estudo, analise o mercado de patrocinadores de torneios de tênis e eventos esportivos em geral. Muitas vezes empresas que não vendem serviços ou artigos especiais para tênis têm grande interesse no perfil do tenista como consumidor. É o caso de empresas que têm como clientes pessoas físicas com bom poder aquisitivo, como bancos, construtoras e concessionárias.

Por fim, vale a pena buscar também patrocinadores parceiros, onde, ao invés de receber dinheiro, você receberá produtos ou serviços. Alguns exemplos são:

  1. Camisas
  2. Brindes para os participantes
  3. Bolas para os jogos
  4. Troféus para os finalistas
  5. Comidas e bebidas para a festa de encerramento

Como entrar em contato com potenciais patrocinadores

Com a lista de potenciais patrocinadores pronta, é hora de entrar em contato. Tente encontrar o melhor caminho para cada caso, descubra qual setor deve procurar e em qual canal fazer o primeiro contato, e-mail, telefone ou WhatsApp, por exemplo.

É importante conhecer a empresa antes de começar as conversas, entender quais são os seus produtos ou serviços, quem são os consumidores e como seu torneio pode trazer benefício. Sem essas informações, de pouco valerá o trabalho de pesquisa, pois dificilmente conseguirá o interesse dos potenciais patrocinadores.

Monte uma apresentação clara, viável e atrativa para os patrocinadores

Seria bom se apenas uma boa conversa gerasse um patrocínio, não seria? Mas não é tão fácil assim. É necessário fazer uma ótima apresentação do seu projeto. Afinal, você investiria seu dinheiro em algo que você não consegue entender bem como vai funcionar?

Baixe gratuitamente nosso modelo de apresentação para patrocinadores

Você não precisa ser um mestre em finanças ou em design para fazer essa apresentação, desde que ela seja clara, que contenha todos os dados importantes e que seja objetiva. Alguns exemplos do conteúdo dessa apresentação são:

  1. Os espaços* em que a marca do patrocinador vai aparecer (Banners, flyer de divulgação, camisa, site da academia, sistema de gestão de torneios**)
  2. Histórico de seus torneios anteriores
  3. Quantidade de jogadores esperados para o torneio
  4. Fluxo de pessoas na academia durante o torneio
  5. Agenda do torneio com os dias dos jogos
  6. Calendário dos torneios no ano, em caso de ser um circuito
  7. Estimativa de custos do torneio
  8. Os principais benefícios a serem gerados para o patrocinador

*No caso dos espaços, o ideal é montar cotas por tipos de espaço, por exemplo: Um banner tamanho médio na lateral na quadra custaria R$500,00 enquanto o banner tamanho grande no fundo da quadra custaria R$800,00.

**Na Rakete você pode utilizar espaços como a arte principal do torneio, o cabeçalho e o rodapé para divulgar seus patrocinadores!

Considerações finais

Como você pode ver, a busca por patrocínios não é uma tarefa nada fácil. É bastante burocrática, porém, fundamental para aumentar a lucratividade do torneio ou até, em alguns casos, para viabilizá-lo.

Existem diversos eventos esportivos acontecendo a todo o momento, todos querendo receber patrocínio e nem tantas empresas dispostas a investir. As dicas que passamos não são garantia de sucesso, porém, são boas práticas da atividade que podem sem dúvida aumentar as suas chances.

Não deixe de fazer uma boa pesquisa, ser estratégico nos primeiros contatos e montar uma apresentação impecável! 😉

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