peteca-de-badminton

Sabe do que é feita a peteca de Badminton?

Parte 4 – A peteca de badminton

Seguindo nossa série, vamos falar um pouco sobre as principais características da peteca de Badminton.

Provavelmente a maior diferença entre o Badminton e os outros esportes de raquete, é que ao invés de uma bola,  utiliza-se uma peteca. A peteca de badminton também é chamada de voltante ou birdie! Ela possui características únicas e alguns pontos bem interessantes.

Veja a seguir qual o peso, o material das penas, a velocidade que a peteca atinge, e o porque existirem cores diferentes.

Peso

Pesa menos de 6g e mede entre 9 e 9,8cm.

Penas

A peteca de badminton tradicional, utilizada por jogadores profissionais, é montada com 16 penas de ganso fixadas numa base esférica de cortiça natural ou poliuretano, envolvida por couro branco. Existe uma versão sintética, geralmente utilizada por iniciantes, onde, sobre a mesma base, é fixada uma “saia” de nylon.

peteca de badminton

Velocidade

Apesar de leve, a peteca de badminton é aerodinamicamente eficiente, podendo atingir uma velocidade superior a 400 km/h. O recorde atual é de 471km, de Tan Boon Heong, jogador de duplas da Malásia que parou de competir em 2014.

As petecas sintéticas possuem uma gradação de cores, à qual corresponde a velocidade da mesma. As de penas de ganso possuem uma escala numérica de velocidade que varia de 74 a 85 grains (1 grain = 0,065g), sendo esta última a mais rápida.

Encerramos aqui nosso post sobre a peteca de Badminton, no próximo falaremos sobre a raquete e suas características principais, não deixe de acompanhar! Estamos quase no final da nossa série de Badminton!

Perdeu algum dos posts já publicados da série? Acesse aqui os que mais te interessar: A história do badminton no mundo; Badminton no Brasil; Regras do Badminton

Sabe do que é feita a peteca de Badminton?
4.3 (86.67%)

 

Compartilhe este post:

Comentários