preparacao-fisica-tenis

7 exercícios de preparação física para fazer na academia de tênis

É muito importante que tenistas façam uma boa preparação física

O bom condicionamento físico garante um melhor desempenho em quadra ao evitar possíveis lesões e cansaço durante os torneios. Para isso devem ser feitos trabalhos de preparação física focados em velocidade, agilidade, coordenação, flexibilidade, resistência e força.

Mostraremos a seguir 7 exercícios simples que podem ser feitos livremente, em qualquer ambiente, inclusive dentro da quadra de tênis, e que trabalham todos os aspectos citados no parágrafo anterior.

Confira também os 11 principais benefícios do tênis como atividade física 

Alongamento antes e depois da preparação física

Antes de começar, não poderíamos deixar de citar os alongamentos. Estes exercícios devem ser feitos diariamente, antes e depois dos treinos e jogos. Deve-se fazer ao menos um alongamento para cada área do corpo, pernas, quadril, braços e outras.alongamento

Em breve faremos um post com os melhores alongamentos para o tênis.

1 – Corrida intercalada (Tiros curtos)

Como o tênis é um esporte de explosão, onde acontecem centenas de rallies intercalados por breves pausas, é fundamental trabalhar a parte física de forma similar.

preparação física tiros curtos

Uma série de corridas intensas, com breves pausas entre elas, ajudam os tenistas a aumentarem a explosão muscular, a resistência e a velocidade em quadra.

2 – Corrida com quatro bolas

Outro ótimo exercício para trabalhar a velocidade na preparação física é a corrida com quatro bolas. Coloque quatro bolas de tênis alinhadas na quadra, sendo duas próximas ao T, uma próxima da rede e outra no meio delas.

preparacao-fisica-4-bolas

O tenista deve partir da linha de fundo, correr o mais rápido possível para pegar uma bola de cada vez e colocá-las no fundo da quadra. Após colocá-las todas no fundo, ele deve fazer o inverso, retornando as bolas para seus locais de origem.

3 – Corrida lateral com cones

Faça uma linha com cones no centro da quadra, com um espaço de dois pés entre eles. O tenista deve partir da linha de fundo e passar por todos os cones utilizando a corrida lateral, em forma de zig zag, sem encostar em nenhum deles.

preparacao-fisica-cones

Além do condicionamento físico, este exercício é excelente para praticar a agilidade em quadra.

4 – Pular corda

Pode parecer brincadeira, mas pular corda é um dos melhores exercícios físicos que um tenista por fazer. Essa “brincadeira de criança” melhora o condicionamento o cardiovascular, a resistência, a agilidade e a força nas pernas e braços.

pular-corda

5 – Polichinelo

Outro exercício que parece mais uma brincadeira. Mas a verdade é que o polichinelo é tão efetivo que é utilizado em treinos de futebol americano e do exército.

preparo-fisico-polichinelo

O polichinelo trabalha principalmente a resistência muscular dos braços e pernas.

6 – Agachamento

Provavelmente o exercício mais importante para quem quer ganhar força muscular e consequentemente aumentar a velocidade e explosão. Mesmo utilizando apenas o peso do próprio corpo, é um exercício que trabalha todos os músculos da perna, a panturrilha, coxas, quadríceps, tronco e equilíbrio.

agachamento

Faça o exercício bem devagar e preste muita atenção à postura. Olhando sempre para frente, deve-se manter a coluna ereta, flexionar os joelhos lentamente e projetar o quadril para trás.

7 – Flexão

Excelente exercício para trabalhar a parte superior do corpo, em especial o peito e tríceps. O jogador deve deitar no chão virado para baixo e apoiando apenas com as mãos e pés. O exercício consiste em carregar o seu próprio corpo, para cima e para baixo.

flexao

Uma dica para quem está começando e tem dificuldades é apoiar com o joelho no chão ao invés dos pés.

Confira também alguns exemplos de treinos de tênis:

Férias da preparação física

Os exercícios são importantes na vida de qualquer atleta. Mesmo nas férias, para não ficar parado, é ideal que se pratique exercícios. Eles podem ser musculação, caminhada, vôlei, andar de bicicleta, futebol ou até mesmo tênis. É importante lembrar que uma semana parado já pode acarretar em muitos problemas com o rendimento do atleta. Caso faça uma longa pausa, é importante procurar um profissional especializado, fazer uma avaliação e ir voltando devagar com a preparação física!

Saiba mais sobre a importância de um professor de tênis

7 exercícios de preparação física para fazer na academia de tênis
5 (100%)

Compartilhe este post:

2 thoughts to “7 exercícios de preparação física para fazer na academia de tênis”

Comentários