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Preparo físico focado para o tênis competitivo

O preparo físico é essencial para um bom desempenho em quadra

O ano começou e a maioria das pessoas está voltando das férias, retomando a rotina e, com ela, as atividades físicas, ou melhor, o tênis!  Para começar a temporada com tudo e recuperar o preparo físico, destacamos cinco exercícios focados no tênis, para fazer dentro da quadra. Vamos lá?!

Preparo físico cinco estrelas

Este exercício se baseia em cinco sprints. Cada um deles deve iniciar no fundo, ao centro da quadra.

O jogador deve correr para o ponto indicado na foto abaixo, seguindo a sequência deles de um a cinco. Cada vez que o jogador chega em um dos pontos, deve tocar na linha do chão com as mãos e voltar para o centro.

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Para tornar o exercício mais interessante, você pode realiza-lo com vários jogadores e fazer disputas. Estas disputas podem ser por tempo, um contra um ou, de equipes, utilizando os dois lados da quadra.

Estabeleça penalidades para quem perder, como fazer flexões, abdominais ou dar voltas na quadra.

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Correr, bater e tocar

Este é um exercício que, além do desenvolvimento físico, auxilia bastante na capacidade dos jogadores de rebaterem constantemente na corrida e em estado de cansaço.

O professor deve soltar as bolas de um lado para o outro, estabelecendo um limite como dez bolas por exemplo.

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O jogador, por sua vez, deve correr até a bola, realizar a batida, seja de forehand ou backhand, tocar no chão com a mão e correr novamente para o outro lado, afim de rebater a bola que o professor acabou de lançar.

Perca e corra

Este exercício é ideal para trabalhar situações de cansaço durante os jogos.

Os jogadores disputam pontos normalmente, começando pelo saque ou pelo centro, lançando por baixo. A cada ponto, o jogador que perder deve fazer a seguinte corrida antes de iniciar o próximo:

Correr da linha de fundo até a rede e voltar até o centro, correndo novamente até a rede e voltando à linha de fundo para finalizar.

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O jogador que estiver perdendo mais pontos vai cansar rapidamente e fazer de tudo para não perder mais pontos. O resultado deve ser um maior foco dos jogadores para reduzir seus erros não forçados.

Sprints na quadra

Excelente para trabalhar a velocidade e movimentação em quadra (especialmente em quadras de saibro). Este exercício pode ser feito com um ou mais jogadores, fazendo uma competição por tempo, parecido com o Cinco estrelas.

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Os jogadores iniciam a corrida da linha lateral das duplas, seguindo até a mesma linha do lado oposto, tocando nela com a mão e voltando. Em seguida devem correr até a linha lateral de simples do lado oposto, tocá-la com a mão e voltar ao ponto inicial. Para finalizar, devem correr até o centro, tocar novamente na linha com a mão e voltar.

Sprints em todas as direções

Além do preparo físico em geral, este exercício é especialmente eficaz em trabalhar a movimentação do jogador em quadra.

Devem ser colocados quatro cones no centro da quadra em forma de um quadrado. O jogador deve correr de acordo com as direções das setas indicadas abaixo, passando sempre por fora do cone para ir ao próximo.

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É extremamente importante que em todo o exercício o jogador esteja virado de frente para a rede. Desta forma trabalha sua movimentação em todas as direções, inclusive a corrida lateral e de costas.

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