primeira-aula-de-tênis

Primeira aula de tênis – O que devemos aprender/ensinar?

Confira os principais fundamentos e técnicas que devem ser abordados na primeira aula de tênis

O tênis é um esporte muito técnico, exigindo, por isso, bastante comprometimento, paciência e muito treino para aprender. É crucial para o iniciante no esporte aprender os fundamentos do jogo e as técnicas apropriadas desde a primeira aula de tênis, evitando que pegue “maus hábitos/vícios”, difíceis de serem corrigidos com o passar do tempo.

É muito importante na fase inicial, para quem quer começar a jogar, encontrar um bom professor de tênis. Dependendo do seu conhecimento, pode ser difícil determinar se o seu professor está ensinando os fundamentos e técnicas corretamente. Utilize este post como um parâmetro, pois as suas primeiras aulas não podem fugir muito do que apresentamos aqui.

Caso você seja professor, este pode ser um bom guia para utilizar na primeira aula de tênis de seus alunos.

Primeira aula de tênis - Posicionamento correto dos pés para os golpes de fundo

O posicionamento é um dos principais elementos da batida de fundo, backhand ou forehand, para conseguir força e precisão.

Os 3 posicionamentos principais no tênis são:

  • Fechado
  • Semi aberto
  • Aberto

posicionamento-primeira-aula-de-tenis

A maioria dos jogadores experientes tem o seu posicionamento preferido, variando sempre entre um dos três apontados acima. Essas variações podem ocorrer também dependendo do tipo de batida, a velocidade e altura da bola, e a distância dela para o jogador.

Hoje em dia a maior parte dos professores tende a ensinar o posicionamento semi aberto ou o aberto, uma vez que eles permitem que o corpo e a cabeça do jogador estejam na mesma direção em que a bola está vindo. Alguns professores mais tradicionais preferem começar ensinando o posicionamento fechado, o que ajuda iniciantes a aprender girar corpo e ombros corretamente.

Não existe um tipo de posicionamento correto, mas é importante que o jogador conheça todas as variações para que ele esteja preparado para qualquer situação e eventualmente escolher o estilo mais confortável para si próprio.

Primeira aula de tênis - Empunhadura

Assim como no posicionamento dos pés, existem diversas variações para a empunhadura, tanto no forehand, no backhand, no saque e no voleio. A posição da empunhadura se altera ligeiramente a cada tipo de batida. Além disso, cada jogador possui o seu estilo preferido.

O tipo de empunhadura que o tenista acaba escolhendo para jogar tem grande influência no seu estilo de jogo. Portanto, é muito importante que sejam apresentados, desde a primeira aula de tênis, todos os tipos de empunhadura. Desta forma o jogador pode testar e escolher a empunhadura que melhor se adapta.

As empunhaduras mais conhecidas são:

  • Continental
  • Semi western
  • Western
  • Eastern

Confira nosso post completo sobre empunhaduras para ver mais detalhes sobre cada uma delas.

Além das variações de empunhadura, existe também uma grande diferença no backhand, que pode ser batido com uma ou duas mãos. O mais comum hoje em dia é que o jogador aprenda a jogar com as duas mãos, mas é interessante apresentar também a opção com uma mão na primeira aula de tênis.

Confira nosso post completo com a comparação entre o backhand de uma e de duas mãos

Primeira aula de tênis - O movimento da batida

Fazer o movimento correto, tanto no backhand quanto no forehand, é essencial para garantir potência e precisão em seus golpes. A posição da cabeça da raquete na terminação do movimento é um bom indicador para avaliar se o movimento está correto ou não. A cabeça da raquete deve sempre estar direcionada para cima.
Um erro muito comum cometido por iniciantes é fazer o movimento com a cabeça da raquete terminando para baixo. Isso faz com que as bolas fiquem na rede. O ideal é fazer o movimento de baixo para a cima, com a raquete terminando sobre o ombro.

Existem situações específicas onde o movimento do golpe tem que ser ajustado, porém, no aprendizado inicial, deve-se esforçar para fazer o movimento sempre de baixo para cima, terminando o golpe com a cabeça da raquete sobre o ombro e direcionada para cima.

Primeira aula de tênis - Saque

Uma das partes mais importantes do jogo de tênis, é também uma das mais difíceis de se aprender. Na primeira aula de tênis, não é importante que o aluno já consiga acertar os saques. Na verdade, é bem improvável que acerte algum no início. Porém, é importante entender as regras, a base do movimento e a importância do mesmo no jogo.

Primeira aula de tênis - saque

Algumas dicas para começar a aprender a sacar:

  • Utilize a empunhadura continental, ela oferece mais potência e precisão;
  • Garanta que o posicionamento esteja correto. Para destros, o pé esquerdo deve estar paralelo à linha de fundo, enquanto o direito deve estar direcionado ao lado direito da rede;
  • Concentre no toss, o lançamento da bola. Ele deve ser realizado com o braço esticado e deve soltar a bola aproximadamente na altura dos olhos;
  • Dobre os joelhos para gerar mais impulso e força, abaixe a raquete e levante-a em seguida por trás da cabeça fazendo uma laçada logo antes de atingir a bola.

Sobre as regras no saque, é importante deixar claro a questão do primeiro e do segundo saque, do LET, do lado em que saca em cada ponto e que deve ser sempre cruzado. Confira nosso guia para melhorar o saque.

Pronto para começar? Encontre uma academia em sua cidade para fazer a sua primeira aula!

Comentários