professor-tenis

Professor de tênis, o personagem mais importante do esporte

Não tem como negar, o professor de tênis é, e sempre foi, o principal responsável por este esporte no país

Independente da idade ou nível do jogador, é fundamental ter sempre um professor de tênis ao lado. Ele é o primeiro contato do jogador com o tênis, um formador de opinião. É também, o responsável por ensinar tudo, a tática, a técnica, a teoria e leva-lo  a se apaixonar pelo esporte!

O bom professor de tênis é um profissional completo. Conhece bem o esporte, domina a técnica e sabe transmitir seus conhecimentos. Também deve estar sempre atualizado, saber lidar bem com pessoas, ter organização e ser um educador. Estas são apenas algumas das principais características de um bom professor, as que vamos tratar ao longo deste texto. Se somando a tudo isso, o professor de tênis no Brasil ainda conta com um cenário nada favorável.

Professor de tênis conhece o esporte

O professor de tênis precisa saber do que está falando, seja sobre a história do esporte, sobre as técnicas, saque, devolução e todos os outros golpes, os conceitos, ou sobre profissionais, Federer e Djokovic por exemplo. Afinal, que moral você dá para um professor de qualquer matéria quando percebe que sabe mais do assunto que ele?

dicionario-tenis

É fundamental para um professor assistir muitos jogos de tênis pela televisão. Deve ler autobiografias de tenistas, artigos de comentaristas da área, e acompanhar blogs como este da Rakete. Cadastre seu e-mail no final do post para receber nossos artigos gratuitamente semanalmente! Em termos de autobiografias, algumas das mais famosas que já lemos e que recomendamos fortemente são as de Guga (Guga, um brasileiro) e Agassi (Open). Teste seus conhecimentos em nosso quizz sobre o Guga!

Professor de tênis domina a técnica

Você contrataria alguém que não sabe tocar direito um violão para te ensinar o instrumento? Por mais que essa pessoa entenda de música e seja uma boa professora em geral, você provavelmente não vai apostar seu dinheiro nela, uma vez que existem profissionais com experiência prática no mercado.

No tênis funciona da mesma forma. No momento da captação de alunos, um professor que domina melhor a técnica leva vantagem sobre outros que não a dominam tão bem. O professor deve estar sempre praticando, jogando com outros professores e participando de torneios!

Professor de tênis transmite seus conhecimentos

Professor de tênisTodo professor deve conseguir transmitir bem seus conhecimentos, e com o tênis não é diferente, para não dizer que é ainda mais importante. O professor de tênis deve conseguir isso com pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais.

De nada vale o domínio técnico do professor , se este não souber passar bem esse conhecimento para seus alunos. E estas são competências completamente diferentes. É necessário pedagogia!

Professor de tênis atualiza-se constantemente

O professor de tênis deve estar sempre atualizado, e em plena era digital em que vivemos no mundo, as informações e ferramentas para todo o tipo de trabalho estão mais disponíveis do que nunca!

Ficar ligado nas redes sociais é uma excelente forma de se manter atualizado. É importante que o professor esteja sempre buscando todo o tipo de informação e ferramentas que possam melhorar a qualidade de suas aulas, motivar seus alunos e, quem sabe, até facilitar a sua própria vida. A Rakete, por exemplo, é uma ferramenta que auxilia em todas as etapas de um torneio, gerando inúmeros benefícios tanto para os jogadores, quanto para o professor/organizador!

Professor de tênis lida com pessoas o tempo inteiro

O professor de tênis precisa ter um lado social forte, se dar bem com todas as pessoas. Dar aulas de tênis não é simplesmente entrar na quadra e soltar bolas até que o horário termine. É necessário captar novos clientes, manter os atuais satisfeitos e felizes. Afinal de contas, esse é o momento de lazer da maioria deles.

tenis-familia

Muitas vezes o professor se torna amigo, psicólogo e até conselheiro de seu aluno, principalmente na fase juvenil. Confira nosso post sobre a idade ideal para começar a jogar tênis, onde falamos como deve ser o professor nesta fase.

Professor de tênis deve ser organizado

É extremamente importante que o professor seja organizado e possua planejamentos adequados para tudo. Ele gerencia diversas turmas em diferentes dias e horários. Deve estar preparado para remanejar treinos por imprevistos como chuva, ter que encaixar eventualmente jogadores de uma turma em outra e lidar com dezenas de pedidos por semana, as vezes por dia. Tudo isso com a preocupação de que os jogadores de todas as turmas sejam do mesmo nível.

Além disso, o professor deve ter um planejamento adequado de treinos para cada turma. Este planejamento garante que suas aulas não fiquem repetitivas, com baixo rendimento e desmotivem os alunos. E olha que estamos falando apenas de aulas. Quando organiza torneios, o professor passa pelos mesmos tipos de problemas, e dependendo da organização, pode ser até mais complicado.

organizar-torneios-horarios

Cenário brasileiro

O tênis nunca teve uma forte tradição em nosso país. Os tenistas de grande expressão que tivemos até hoje, foram 100% devido ao esforço pessoal deles e de seus técnicos. Diferentemente de países como Austrália, França, Espanha, Estados Unidos e alguns outros, o governo brasileiro nunca deu maiores incentivos para a prática do esporte, ou para desenvolvimentos de qualquer nível.

Além da extrema falta de incentivo do governo e das organizações oficiais que regem o esporte, ainda aparecem organizações e pessoas, os costumeiros aproveitadores do dinheiro público, minando o que é escasso no setor. Desta forma, resta aos professores, o trabalho de disseminar o tênis, mesmo com os poucos recursos que têm. São eles que fazem o esporte acontecer, que promovem clínicas, torneios, e se unem para formar circuitos mais cada vez mais fortes.

Como podemos ver, a vida de um professor de tênis não é nada fácil. Por todas estas razões e várias outras que poderíamos citar aqui, consideramos que o professor de tênis CARREGA NAS COSTAS o esporte no Brasil, e é, portanto, seu personagem mais importante!

Confira alguns treinos para utilizar nas aulas de tênis:

5 drills essenciais para seus treinos de tênis

7 treinos para suas aulas individuais no tênis

10 exercícios para um treino de tênis com dois jogadores

Professor de tênis, o personagem mais importante do esporte
5 (100%)

Compartilhe este post:

3 thoughts to “Professor de tênis, o personagem mais importante do esporte”

  1. Adorei o blog rakete!! Parabéns, excelente!!! Temos os mesmos pensamentos sobre tudo bateu total comigo, não conhecia (como podeee?) e fiquei super fã!!! Concordo também sobre este texto relativo aos professores, no meu caso, professora…fazemos todo o trabalho praticamente sozinhos, mtas vzs nem diretor pra ajudar…difícil…mas uma delícia!!! Abs e sucesso!! 👍👏👏👏❤🎾

Comentários