quadras-de-tenis

Principais características e medidas das quadras de tênis

Saiba mais sobre as quadras de tênis, onde tudo acontece

Como já falamos sobre a bola de tênis e demos dicas para cuidar de sua raquete,  hoje vamos falar sobre as quadras de tênis, também essencial para que o jogo aconteça!

Ao longo do texto vamos explorar os seguintes aspectos da quadra:

  1. As medidas da quadra oficial
  2. As medidas das quadras para crianças de até dez anos
  3. O tamanho da rede e seus principais componentes
  4. As linhas: quais são, suas medidas e como são nomeadas
  5. Os diferentes tipos de piso

Medidas das quadras de tênis oficiais

As quadras de simples têm um tamanho padrão de 23,77m de comprimento por 8,23m de largura. Para as duplas esta largura passa a ser de 10,97m.

Quadras de tênis para iniciantes até dez anos

Assim como falamos em nosso post “a idade ideal para começar a jogar tênis“, para crianças que estão começando com até dez anos, existe um padrão específico de bolas e raquetes. Com as quadras não é diferente. Segundo a ITF, elas podem ser divididas em dois grupos: as vermelhas e as laranjas:

  • Vermelhas – De 10,97 a 12,80m de comprimento por 4,27 a 6,10m de largura. A rede deve ter uma altura entre 80 e 83,8cm de altura no centro.
  • Laranjas – De 17,68 a 18,29m de comprimento por 6,27 a 8,23m de largura. A rede deve ter uma altura entre 80 e 91,4cm de altura no centro.

Rede

As quadras de tênis são divididas ao meio por uma rede com 0,914m de altura, considerando o centro dela. Ela é suspensa por um cabo ligado à dois postes de 1,07m de altura,  um em cada canto da quadra. A altura da rede pode ser regulada nos postes que a suspendem e na alça central da rede.

rede

É importante dizer que esta alça central deve ser branca, assim como a faixa superior que reveste o cabo na parte de cima da rede.

rede-de-tenis

Segue a medida destes materiais:

  • Altura da rede: 0,914m
  • Altura dos postes: 1,07m
  • Diâmetro máximo do cabo que suspende a rede: 0,8cm
  • Largura máxima da alça central: 5cm

Linhas das quadras de tênis

As linhas em ambos os fundos da quadra são chamadas de linhas de base, ou simplesmente linhas de fundo. As laterais da quadra são chamadas apenas de linhas laterais.

Duas linhas, uma em cada lado da quadra, são situadas a uma distância de 6,40m da rede e paralelas a ela. Estas linhas são chamadas de linhas de saque. Cada um desses lados da quadra é dividido ao meio por mais uma linha, paralela às linhas laterais, formando as áreas de saque.

As linhas de fundo são divididas ao meio por uma marca central de 10cm de comprimento. Esta marca deve ser feita na parte de dentro da quadra, paralela às linhas laterais.

Destacamos a seguir as medidas das linhas:

  • Linhas de saque: 5cm
  • Linhas de fundo: até 10cm
  • Restante das linhas da quadra: entre 2,5 e 5cm
Quadras de tênis

Pisos das quadras de tênis

Apesar de existirem diversos tipos de pisos para as quadras de tênis, podemos classificá-los em três grupos principais:

  • Quadras de saibro
  • Quadras rápidas
  • Quadras de grama

Quadras de saibro

As quadras de saibro, também conhecidas como quadras lentas ou quadras de terra batida, são as mais utilizadas no Brasil e, consequentemente, onde temos o melhor histórico em termos de Grand Slam com Roland Garros, que é o único dos quatro torneios Grand Slam disputado nesta superfície.

É comum confundir o saibro com o pó da quadra, porém, este é o pó de telha, que é utilizado por cima do saibro. Este pó é de cor laranja, mas pode ser tingido de outras cores, como foi feito em 2012 no Masters 1000 de Madri, quando tingiram de azul.

O saibro é o produto que forma o piso da quadra, preparado a partir de uma mistura de areia, pedra e argila. Existe também uma variação do saibro chamada hard-tru, que é formado com uma proporção maior de partículas de origem rochosa, tornando o piso um pouco mais duro e rápido que o saibro normal.

quadra-de-saibro

Como o piso de terra batida é fofo, parte da força da bola é absorvida no quique, reduzindo a velocidade dela. Por isso tem o nome de quadra lenta.

Quadras rápidas

A2 quadra2 rápida2, também conhecidas como quadras duras ou de cimento, podem variar bastante, principalmente em termos de velocidade. De acordo com a quantidade de areia misturada na tinta que reveste o piso, ela pode ser mais rápida ou mais lenta.

As quadras de tênis duras podem ser de acrílico, como são as do US Open, ou sintéticas, como as do Australian Open. Em geral, a maior parte das quadras rápidas no mundo são sintéticas. É importante dizer que as quadras de acrílico são mais rígidas e rápidas, porém, também são mais prejudiciais ao físico dos jogadores.

quadra-rapida

Devido ao seu piso duro, a bola não perde velocidade no quique como acontece no saibro e, por isso, são chamadas de quadras rápidas.

Quadras de grama

Feitos de grama, este é o piso mais incomum do tênis, principalmente aqui no Brasil. Como é feito de grama, também é o piso mais irregular, fazendo com que, algumas vezes, a bola desvie após o quique. A grama pode ter no máximo 8mm de altura.

quadra-de-grama

Esta superfície oferece pouco atrito à bola, que desliza no chão ao quicar, perdendo muito pouco da velocidade e  ficando mais rente ao chão.

Esta característica da quadra torna o jogo mais rápido, perfeito para jogadores que utilizam o saque e voleio com frequência, como Sampras e Federer, que venceram, cada um, sete vezes Wimbledon, o único Grand Slam jogado na grama. Confira nosso post sobre o maior tenista de todos os tempos!

Agora que você já sabe tudo sobre quadras de tênis, encontre uma para jogar! Ou caso você tenha uma academia ou clube, por que não cadastrá-la na Rakete?!

Principais características e medidas das quadras de tênis
5 (100%)

Compartilhe este post:

One thought to “Principais características e medidas das quadras de tênis”

Comentários