ranking-atp

Saiba o que é e como funciona o ranking ATP

O ranking ATP possui algumas particularidades que nem sempre estão claras para todos

Vamos passar brevemente por um histórico da associação e em seguida aprofundar no ranking ATP!

ATP

A Associação dos Tenistas Profissionais foi estabelecida em 1972 com o objetivo de regular os interesses dos atletas masculinos de tênis.

Desde de sua criação, a entidade coordena os torneios mundiais dessa modalidade. Ainda no mesmo ano, mulheres praticantes do esporte formaram a Associação Mundial de Tênis (WTA), com finalidade semelhante à da ATP.

O 4 tipos de campeonatos mais importantes da ATP são:

ATP Finals;
• ATP World Tour Masters 1000;
• ATP World Tour 500 Series;
• ATP World Tour 250 Series;

Ranking ATP

A partir de 2009, a Associação mudou o nome de suas competições para que o público compreendesse mais facilmente a pontuação atribuída a cada uma no ranking ATP. Para tanto, a organização classificou os torneios em ATP 250 (que concede 250 pontos ao ganhador), ATP 500 (500 pontos) e ATP World Tour Masters 1000 (1000 pontos). Ou seja, o sistema de pontuação e o subsequente ranking dos atletas fica claro na nomenclatura. O órgão determinou também que os quatro Grand Slams – Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open – valeriam 2000 pontos para o vencedor.

Sendo assim, o jogador de tênis recebe uma pontuação conforme a sua performance nos campeonatos citados anteriormente. Contudo, é pertinente ressaltar que o ranking ATP leva em conta ainda os resultados do atleta no ano que passou.

ranking atp

Veja o ranking atualizado da ATP

Esse esquema de pontuação indica, por exemplo, que 2000 pontos seriam conferidos ao campeão de um Grand Slam. No entanto, empregando as condições do ranking, torna-se necessário avaliar o desempenho do atual campeão no ano anterior. Caso o tenista já tenha ganhado a edição passada da mesma competição, ou seja, tenha sido bicampeão, ele não acumula pontuação nenhuma. Pode-se afirmar que os ganhadores jogam para defender sua posição no ranking da ATP. Isso porque ele terá pontos descontados se não repetir o rendimento do torneio prévio.

É em decorrência disso que os tenistas profissionais afirmam que o grande desafio é permanecer no topo da classificação. É preciso ser consistente por um longo período e ganhar muitos títulos para estar entre os melhores.

A premiação em dinheiro segue igualmente um manual de regras da ATP, que se baseia nas vitórias por rodadas.

Saiba o que é e como funciona o ranking ATP
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários