round-robin

O que é o round robin e como organizá-lo em um torneio de tênis

Round robin é o formato perfeito para que os jogadores do torneio tenham a garantia de realizar vários jogos

Muito utilizado em torneios amadores, o round robin é um formato de montagem de chaves, onde cada jogador faz no mínimo duas partidas no torneio. É importante dizer que, mesmo com essa garantia de se realizar mais jogos, não se perde em nada em termos de competitividade, quando comparado a outros formatos. Veja um exemplo real na Rakete!

Estrutura do round robin

Os atletas são divididos em grupos para jogarem entre si. Os melhores colocados são classificados para uma fase eliminatória.

round robin-rakete

Formação dos grupos no round robin

Para a definição da quantidade de grupos e o número de jogadores que passam para a fase eliminatória o organizador deve ter em mente o objetivo do torneio.

Um grupo menor com mais jogadores em cada um deles pode acabar prolongando muito o torneio, uma vez que cada atleta joga várias partidas na fase de grupos.

Lembramos que isto nem sempre é um ponto negativo, tudo depende do objetivo do torneio. Torneios amistosos em clubes, por exemplo, não têm uma urgência tão grande para terminar. Eles podem ser um pouco mais prolongados, dando a chance aos jogadores de se conhecerem e jogarem entre si.

Para exemplificar o que estamos falando, vamos fazer uma simulação considerando uma categoria com 12 jogadores. Por exemplo, podem ser formados 2 grupos de 6 jogadores ou 4 grupos de 3:

Grupos 2 4
Jogadores por grupo 6 3
Jogos por grupo 15 3
Jogos fase de grupo 30 12

Como podemos ver, caso o organizador faça a escolha por 2 grupos, ele teria duas vezes e meia o número de jogos da opção 4 grupos nesta primeira fase do torneio.

Fase eliminatória no round robin

Outro ponto importante a observar é o número de jogadores classificados para a fase eliminatória, o que faz bastante diferença quando se tem um calendário apertado. Para visualizarmos esta diferença, vamos dar mais um exemplo. Considerando-se 12 jogadores, divididos em 4 grupos de 3 jogadores, e onde podem passar 1 ou 2 jogadores por grupo:

Jogadores classificados por grupo 1 2
Grupos 4 4
Jogadores classificados 4 8
Fase Semifinal Quartas de final
Jogos na fase eliminatória 3

7

Para definir quais jogadores se enfrentarão na primeira rodada da fase eliminatória, é possível utilizar dois métodos:

Por grupos – Formados de acordo com a classificação de cada grupo, sendo que jogadores do mesmo grupo nunca se enfrentam na primeira rodada.

eliminatoria-por-grupos

Por classificação geral – Os classificados de cada grupo formam um ranking geral que é utilizado para montagem da chave.

eliminatoria-geral

Confira 5 dicas para montar uma chave mata-mata!

Critérios de desempate no round robin

Para determinar os classificados na fase de grupos, deve-se seguir esta ordem em termos de critérios de desempate:

Número de vitórias > Confronto direto > Saldo de sets > Saldo de games

Perdeu nosso post sobre como organizar torneios? Confira o passo para a organização ideal de um torneio!

Round robin na ATP

Em 2007 houve uma tentativa da ATP de incluir o sistema round robin em alguns de seus torneios. Após alguns torneios teste, ficou decidido que não era tão interessante para o público e nem para os jogadores. A associação decidiu então cancelar o sistema e seguir com o formato padrão de eliminatórias simples.

Hoje em dia, o único grande torneio da ATP neste formato é o ATP Finals, onde se classificam os 8 mais bem rankeados da temporada.

Round robin na Rakete

Chamamos este formato de Grupo+Chave, apenas para facilitar o entendimento geral. É muito simples utiliza-lo. Com as inscrições encerradas, o organizador define a quantidade de grupos, o número de jogadores que passam por grupo, e qual será o critério para a montagem da chave na fase eliminatória.

Você ainda tem a possibilidade de escolher os cabeças de chave e fazer alterações após montar os grupos, como incluir um novo jogador, excluir ou trocar de grupo! Veja um exemplo real de grupo + chave!

Saiba exatamente quanto custa gerenciar seu torneio online

Pronto para organizar seu torneio? Cadastre sua academia na Rakete e comece já a gerenciar seus circuitos e torneios online!

O que é o round robin e como organizá-lo em um torneio de tênis
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários