saque

O guia ideal para melhorar seu saque no tênis

Pontos táticos e técnicos para trabalhar no saque

Em um jogo onde metade dos pontos começam em suas mãos, a boa execução de cada saque é a oportunidade de começar mandando nos pontos e garantir seus games com tranquilidade. Ao contrário de uma má performance que lhe fará começar os pontos na defensiva ou até mesmo com dupla falta.

A concentração, o planejamento, o posicionamento do corpo, o toss, o movimento e as variações de efeito, são todos pontos essenciais que fazem toda a diferença neste golpe tão importante. Vamos às dicas:

Concentração e planejamento antes do saque

Você tem até 20 segundos entre um saque e outro, tempo muito importante que influencia diretamente a eficiência. Concentração e planejamento são essenciais neste momento. Sugestões de roteiro para seguir durante este tempo:federer

  1. Se o último ponto foi longo e você não está 100%, respire e acalme-se, pois não dá para fazer muito sem fôlego e de cabeça quente;
  2. Vá para a área de saque e se posicione, acerte as cordas da raquete ou faça qualquer outra mania que você tiver, e comece a quicar a bolinha;
  3. Nesse meio tempo, planeje sua estratégia: sacar aberto, fechado, no corpo, subir para a rede. Todas estas alternativas devem ser avaliadas ponto a ponto antes de começar a sacar. Não deixe para decidir em cima da hora ou que o destino decida por você.

Exemplos no profissional do que estamos falando não faltam, sendo Rafael Nadal um clássico. Por vezes ele até exagera na preparação antes dos pontos e acaba sendo advertido. Em cada um de seus pontos, antes de sacar arruma cueca, mexe na faixinha, limpa suor do nariz e orelhas. Faz tudo isso TODAS as vezes antes de sacar, no primeiro e no segundo saque. 

Execução do saque

Empunhadura

Utilize a empunhadura correta, continental, você conseguirá realizar saques chapados, de slice ou spin.

saque-pes-tenis-raketePés e pernas

Posicione seus pés ligeiramente afastados um do outro, lance a bola no ponto ideal mantendo o punho travado e braço estendido, flexione os joelhos e simultaneamente junte os pés e volte a estender os joelhos impulsionando seu corpo para a frente.

Toss

Movimento em que o tenista lança a bola para cima antes do saque. Consideramos esta parte tão importante que fizemos um post específico para ele: O toss ideal

Golpe

Leve o braço direito para trás e efetue uma bela “laçada”, movimento em que o tenista gira a raquete por trás da cabeça/costas, afim de acelerar o movimento até o contato com a bola.  No momento do impacto da raquete com a bola, certifique-se de que está com o braço estendido, os olhos fixos na bola e que este contato seja feito em sincronia com o impulso de seus pés.

Considerações finais sobre o saque

Variação

Focar no ponto fraco de seu adversário, geralmente o backhand, é uma boa estratégia. Entretanto, tente variar ao longo dos games evitando tornar seu jogo previsível. Não deixe seu adversário confortável nos pontos em que você deveria ter a vantagem.

Saiba quem é o maior sacador da história

Primeiro saque

Geralmente utiliza-se o saque chapado, que tem mais potência, maior probabilidade de ace ou de forçar seu adversário ao erro. O problema aqui é a regularidade, porque tem baixos índices de acerto. É importante também que o tenista tenha um bom saque menos “porrada na bolinha” e mais estratégico, podendo ser um slice angulado, ou spin, fazendo a bola quicar alto. Eles têm uma maior probabilidade de acerto, fazendo com que você precise utilizar menos o segundo saque.

Segundo saque

Talvez seja o golpe mais importante do tênis. É essencial que todo bom tenista tenha duas características em seu segundo saque:

  • Regularidade: Dupla falta é o maior presente que você pode dar ao seu adversário. Tenha em seu segundo saque uma regularidade de no mínimo 80% a 90%, pois, geralmente, é ele que segura ou não as pontas nos momentos cruciais da partida.
  • Eficiência: Não se limite apenas a colocar a bola em quadra se não quiser começar o ponto em desvantagem. Como é um saque de segurança, geralmente utiliza-se de muito spin mas pouca velocidade. Treine para conseguir encaixar este saque fundo e variar bastante as direções.

Confira 7 dicas para melhorar a sua devolução !

Como diz o famoso ditado, a prática leva à perfeição e no tênis não é diferente. Uma forma legal e diferente de praticar é fazendo o drill de saque e voleio. Veja mais detalhes desse exercício em 5 drills essenciais para seus treinos

Conheça o sistema de gestão de torneios e rankings <

O guia ideal para melhorar seu saque no tênis
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários