sistema-de-gestao-de-torneios

10 dúvidas mais comuns sobre o sistema de gestão de torneios

Confira as respostas para as perguntas mais frequentes envolvendo o sistema de gestão online de torneios de tênis e outros esportes de raquete

A Rakete é um sistema de gestão online para esportes de raquete. A ferramenta de organização de torneios é nova e a maioria das pessoas ainda está conhecendo suas principais funcionalidades e benefícios.

Reparamos que, desde o começo de nossa operação em abril de 2016, as dúvidas dos organizadores sobre o sistema de gestão são muito similares e, portanto, resolvermos listar aqui 10 das perguntas que mais recebemos durante 2016 e suas respectivas respostas. Vamos lá?

O que o sistema de gestão de torneios da Rakete faz?

De forma interativa, prática e eficaz, ele auxilia o organizador em todas as etapas do torneio:

  1. Divulgação do torneio
  2. Recebimento e controle das inscrições
  3. Montagem das chaves
  4. Organização dos horários
  5. Notificações aos jogadores
  6. Marcação de presença e resultados
  7. Geração automática dos rankings
  8. Relatórios de análise de desempenho e Head to Head

Quanto custa organizar um torneio com o sistema de gestão da Rakete?

O cadastro e a permanência de sua academia na Rakete são gratuitos. A cobrança existe apenas nas inscrições realizadas em torneios, que podem ocorrer de duas formas:

  1. Recebimento pelo site – onde os jogadores se inscrevem e pagam o valor da inscrição pelo site. Cobramos 10% sobre estes valores, transferindo 90% para a academia;
  2. Recebimento financeiro pelo organizador – Inscrições também podem ser recebidas diretamente pelo organizador ou pelo site que prosseguirá com o controle, geração das chaves, horários, rankings, etc. Neste caso, cobramos uma taxa de R$3,00 por jogador inscrito em cada categoria.

Para que o organizador tenha a oportunidade de testar o sistema de gestão antes de realizar qualquer pagamento, no primeiro torneio não cobramos pelas inscrições recebidas por ele. Caso não sejam recebidas inscrições pelo site, o primeiro torneio é 100% gratuito! 😉

Utilize nossa calculadora de preços para simular exatamente qual seria o custo de um torneio seu!

Com quais esportes a Rakete trabalha?

Badminton, Beach Tennis, Padel, Raquetinha, Squash e Tênis. Está aberta ainda a possibilidade de inclusão de outros esportes de raquete.

É possível fazer uma combinação de grupos e chave (round robin)?

Claro! Trabalhamos com o compromisso de entregar um produto de padrão mundial, onde torneios são organizados em um nível profissional. Seguimos os padrões existentes nas principais competições mundiais e trabalhamos com os seguintes formatos de disputa:

Chave mata mata ou eliminatóriachave-mata-mata

Veja algumas dicas para montar uma chave mata mata corretamente

Grupos + chave ou round robin

round-robin

Entenda melhor o round robin e como utilizá-lo em seus torneios

Grupo único

sistema de gestão

Quem monta a chave? O próprio sistema de gestão de torneios ou o organizador?

O organizador monta as chaves com a ajuda do sistema de gestão. Basicamente o organizador deve escolher qual o formato de disputa, quantos grupos e quantos jogadores passam por grupo, no caso do round-robin.

Para finalizar, o sistema lista os jogadores por ordem de ranking e o organizador escolhe os cabeças de chave.

Os outros jogadores serão sorteados e pronto, a chave está gerada! É importante dizer que, mesmo após gerar a chave, é possível realizar qualquer tipo de alteração necessária.

Como é feita a organização dos horários no sistema de gestão de torneios?

Por dia, em um quadro de horários, onde as colunas representam quadras e as linhas representam horários do dia.

horarios-sistema de gestão

É possível marcar horários pelo quadro ou pela própria chave, escolhendo dia, duração do jogo, quadra e horário.

Os jogadores é que fazem as inscrições no site? Como eles fazem?

Os jogadores fazem a própria inscrição no site apenas se o pagamento ocorrer pelo site.

Caso o pagamento da inscrição seja feito diretamente para o organizador, é o organizador quem deve registrar a inscrição dos jogadores no site. O jogador receberá um acesso apenas para acompanhar o torneio, caso seja de seu interesse. Ele poderá participar normalmente do torneio sem ter a obrigação de acessar o sistema.

Se o organizador fizer as inscrições, como os jogadores ficam sabendo dos jogos e acompanham o torneio?

Para fazer a inscrição, o organizador informa o nome, sobrenome, e-mail e categoria do jogador. Um e-mail automático é enviado ao jogador com seus dados de acesso ao sistema e informação do torneio em que foi inscrito.

Existem outros e-mails automáticos, como a notificação de liberação das chaves e do horário do jogo no dia seguinte, por exemplo.

emails-rakete-oranizar-torneios

Consigo imprimir as chaves direto do sistema?

Claro! Apesar de sermos apaixonados por tecnologia e acreditarmos que quanto menos papel melhor, sabemos de sua importância em alguns casos e preparamos relatórios de impressão especialmente para isso!

chave-impressa

Chaves, lista de inscritos e programações dos jogos do dia são alguns exemplos de relatórios que você pode exportar e imprimir direto do sistema.

E se eu não souber ou não conseguir usar o sistema de gestão de torneios? E se eu fizer alguma coisa errada que atrapalhe tudo?

Para responder essa pergunta, gostaríamos de começar fazendo outra: Se você consegue montar chaves e organizar todo um torneio através de planilhas de Excel, um sistema que não foi desenvolvido para tal finalidade, porque não conseguiria fazer em um sistema de gestão desenvolvido exatamente para isso?

Sobre o medo de fazer alguma coisa errada, não se preocupe! Não tem nada que seja feito na Rakete que não possa ser refeito e estamos aqui para dar todo o apoio que precisar!

É claro que vão surgir algumas dúvidas no começo e é por isso que estamos sempre disponíveis, por e-mail, telefone ou WhatsApp, para tirar dúvidas e ajudar durante todo o processo!

Organizar torneios será mais fácil e divertido do que nunca!

Veja também o guia para organização de torneios ou baixe o calendário de torneios 2018 e comece a se planejar!

10 dúvidas mais comuns sobre o sistema de gestão de torneios
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários