smash-rakete

Smash matador: 5 Dicas para aprimorar o golpe no tênis

O smash é sem dúvida a jogada mais poderosa do tênis

Mas não é jogada fácil de ser feita, mesmo que aparente o contrário. Há uma série de erros bastante comuns na hora de executar o smash. Dentre eles destacamos:

– Não armar a postura do golpe, isto é, não colocar a raquete atrás da cabeça e não deixar a mão livre apontada para a bola antes de começar o movimento em direção a ela;

– Armar a postura do smash com a posição da raquete invertida, ou seja, com o cabo virado para cima. Muitas pessoas fazem isso para que o movimento se torne mais forte. Porém, acaba resultando em atraso no tempo de bola e imprecisão no momento do golpe;

– Deslocar-se para trás de costas, o que implica em perda de velocidade e desequilíbrio;

– Falta de movimentação;

– Cravar demais a bola, pois além do risco de bola na rede, pode implicar em bola muito alta para o adversário, facilitando o contragolpe em um smash do adversário.

A seguir listaremos 5 dicas para aumentar as chances de conseguir um smash matador!

Deixe a bola quicar para bater o smash

Muitas vezes, devido ao sol, ao vento ou ao fato de o lob ser muito alto, é difícil conseguir o tempo de bola exato no ar. Nestas circunstâncias, uma boa saída é deixar a bola quicar e antes de realizar o smash.

smash

Postura no smash

É necessário manter uma mão livre, com o braço esticado e apontando para a bola. A cabeça e a raquete devem ficar levantadas, olho sempre na bola e as pernas ligeiramente flexionadas, para permitir o movimento para cima no momento da rebatida.

Também é muito importante ficar nas pontas dos pés e manter a raquete no alto. Assim, conforme a bola for descendo fica mais fácil fazer ajustes.

Pulso e pé para bater o smash

O contato com a bola deve ser à frente de sua cabeça, na altura em que seu braço livre está esticado. Ao final do golpe, o pulso deve estar ligeiramente dobrado. Caso seja destro, é necessário manter o pé esquerdo firme no chão para não causar desequilíbrio no momento do golpe.

Corrida para trás para bater o smash

Quando o adversário lança bolas de lob profundo, deve-se utilizar a corrida para trás para ganhar velocidade e não perder a bola. Para a realização de um smash, esta corrida deve ser feita sempre olhando para a bola. No momento da batida, faça um rápido giro para conseguir pegar a bola ainda no ar. É necessário destacar que este não é um movimento fácil e deve ser treinado para bastante para funcionar conforme o esperado.

Percepção

Quando a bola estiver longe da rede, é necessário encarar o smash como se fosse um saque. Entretanto, os movimentos são diferentes, é preciso estender o corpo por completo, sem curvatura na cintura, e atacar a bola em um ponto de contato com a raquete diferente do utilizado no saque. Ao executar o smash do fundo de quadra, utilizar o efeito slice pode ser uma boa estratégia!

Confira nosso guia ideal para melhorar o saque!

Encerramos aqui as dicas sobre o smash no tênis. Confira também 7 dicas para melhorar a devolução de saque! Ou que tal colocar seus conhecimentos adquiridos em pratica? Clique aqui e encontre torneios para disputar em todo o Brasil!

Smash matador: 5 Dicas para aprimorar o golpe no tênis
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários