toss-saque-tenis

Toss – Um detalhe essencial para trabalhar em seu saque

O Toss correto, ou incorreto, faz toda a diferença no saque

Movimento em que o jogador lança a bola para cima, um dos principais pontos na execução de um saque. Se o jogador possui um toss irregular, tem que ajustar o corpo constantemente de acordo com a direção da bola.

Não existe uma direção correta para se lançar a bola. O ideal é lançá-la à frente de sua cabeça, podendo ser ligeiramente para a direita ou para a esquerda, dependendo do objetivo do saque.

Para realizar um saque slice, por exemplo, a bola deve ser lançada ligeiramente à direita da cabeça, facilitando o corte lateral na bola. Já em um saque spin, onde o objetivo é fazer com que a bola quique e suba, o lançamento deve ser ligeiramente à esquerda. Para um saque chapado, a bola deve ser lançada mais ao centro. Note que para estas observações estamos considerando um jogador destro.

stanislas-wawrinka-saque-toss

Um erro muito comum é segurar a bola com a palma da mão, o que dificulta a regularidade do lançamento. O ideal é segurar a bola com a ponta dos dedos, aumentando a sensibilidade e precisão no toss.

Uma forma interessante de praticar é segurar duas bolas quando for sacar. Desta forma, a bola lançada estará obrigatoriamente na ponta dos seus dedos.

toss-erro  toss-treino  toss-ideal

Outro ponto a atentar é a posição de seu braço e punho. Eles devem estar estendidos no momento do toss, com a palma da mão apontada para cima.

Veja alguns outros posts envolvendo o toss e o saque:

Como melhorar o seu saque: Aspectos para se trabalhar como a empunhadura, posicionamento dos pés, movimento do golpe e outros.

O melhor sacador da história: Fizemos uma comparação baseada em números da ATP e analisamos diversos aspectos dos melhores sacadores do mundo.

7 dicas para melhorar a devolução de saque: Analisamos cada aspecto da devolução de saque e vamos passar sete dicas.

Faça a gestão de seus torneios e rankings com as melhores ferramentas

Toss – Um detalhe essencial para trabalhar em seu saque
5 (100%)

Compartilhe este post:

Comentários