Equipamentos, regras, links úteis e muitos mais sobre os principais esportes de raquete
Independentemente de quem tenha começado os esportes de raquete, o fato é que a moda pegou, e hoje existem diversos deles, porém cada um deles com suas particularidades. Vamos falar um pouco sobre curiosidades de alguns dos principais destes esportes:
TÊNIS
Existem diversas versões sobre a origem do tênis. Algumas falam em milhares de anos atrás com os antigos egípcios, gregos e romanos. Outras, se detêm em épocas mais recentes, com os franceses e ingleses.
Uma das versões com mais evidências sugere que o tênis teve origem no século XII, quando monges franceses utilizavam a mão para bater na bola sobre uma corda pendurada em um pátio. O jogo era chamado je de paume, jogo de mão. De acordo com essa teoria, o esporte passou a ser chamado de tênis porque os monges gritavam a palavra “tenez”, tomar ou receber em francês, antes de sacar.
Não se discute também a influência dos ingleses no começo do esporte. O torneio mais antigo do mundo foi realizado em Londres em 1877, Wimbledon.
Raquete
A raquete de tênis é composta por diversos materiais, porém, para facilitar a leitura vamos citar apenas os principais: alumínio, a maioria delas, ligas como titânio e grafite. O peso de uma raquete é bastante variável. A média para as raquetes de performance fica entre 270g a 330g. A raquete possui um limite de tamanho de 73,7cm de comprimento e 31,7cm de largura, com uma cabeça de no máximo 39,4cm de comprimento e 29,2cm de largura, contando com um encordoamento de ponta a ponta.
Confira 5 dicas para manter sua raquete de tênis em bom estado
Bola
A bola de tênis é feita principalmente de borracha, revestida por filtros. Usualmente é de cor amarela ou verde com listras brancas. Uma bola pesa, em média, 56 a 58 gramas, com um diâmetro entre 6,35 e 6,67cm.
Saiba como escolher a bola de tênis ideal para você
Quadra
A quadra de tênis é sempre em superfície plana, variando entre pisos de grama, saibro ou piso duro (cimento, borracha sintética, carpete ou lama asfáltica).
Mede 23,77m de comprimento, 8,23m de largura para a área de simples e 10,97m para duplas. É também necessário um espaço em torno da quadra para que os jogadores consigam alcançar as bolas mesmo fora de seus limites. Ela é dividida ao meio por uma rede de 1,07m de altura nas extremidades e 0,91m no centro.
As linhas do fundo são chamadas de linha de base. Existem também as linhas de serviço, uma em cada lado da quadra, posicionadas a 6,4m de distancia da rede. Esta área é dividida ao meio, indicando em que lado será iniciado o ponto.
Veja todos os detalhes de uma quadra de tênis
Pontuação
Em geral uma partida de tênis é realizada em melhor de 3 ou de 5 sets. Os sets são divididos por games e quem fizer 6 games primeiro ganha o set. O jogador deve vencer por pelo menos 2 games de diferença. No caso de o set empatar em 5 games a 5, é necessário fazer 7 games para vencer o set. Existe ainda o tie-break. Quando o set fica empatado em 6 games a 6, é realizada uma disputa onde quem fizer 7 pontos primeiro é o vencedor.
Confira nosso post com todas as regras do tiebreak
Agora que entendemos quantos sets tem uma partida e que um set é composto por games, vamos entender o que é um game:
Um dos jogadores tem sempre o direito de sacar dentro de um game, e este direito é alternado a cada game ao longo do jogo. Para vencer um game, é necessário ganhar 4 pontos, porém, existe aqui também a obrigatoriedade de vencer por dois pontos de diferença, no caso de um empate em 3 pontos de cada jogador. Cada ponto no tênis tem um valor de acordo com a ordem no game: 15 > 30 > 40 > Game.
A pontuação é marcada desta forma porque no início do esporte o jogo era marcado em relógios de parede. O ponteiro começava apontado para o alto no zero, depois para a direita no 15, para baixo no 30 e, por fim, para a esquerda no 45. Quando a regra do jogo passou a ser de que cada game teria que ser vencido com dois pontos de vantagem, foi feita uma alteração do 45 para o 40, acrescentando a vantagem, que seria o 50.
Faça nosso quizz sobre as regras no tênis e confira como estão seus conhecimentos
Links úteis
ATP – Association Tennis Professionals
WTA – Woman Tennis Professionals
CBT – Confederação Brasileira de Tênis
Rakete – Sistema de gestão de esportes de raquete
Dicionário Tênis de A a Z – Dicionário completo de tênis com pronúncias para as palavras em inglês
BADMINTON
O mais praticado dos esportes de raquete, e o segundo em comparação com qualquer outro esporte no mundo. É muito popular na Ásia, em países como China, Cingapura, Índia e Tailândia.
Originado na Índia e levado para a Inglaterra por seus militares por volta de 1870, o jogo era chamado de poona, em referência à cidade de Pune, onde era muito popular e onde foram criadas as primeiras regas. Não se sabe ao certo a relação, porém o nome do jogo passou a ser chamado de Badminton devido à casa de Campo do Duque de Badminton, em Gloucestershire.
Raquete
Apesar de serem feitas com materiais similares aos de tênis, a raquete de badminton é mais leve, pesando até 100g, com uma cabeça bem menor e um cabo mais longo. Veja mais detalhes da raquete de badminton
Peteca
O badminton é praticado com uma peteca no lugar da bola, que pesa apenas 6 gramas e possui 16 penas de ganso. Apesar de leve, a peteca pode atingir uma velocidade superior a 300 km/h. Conheça todas as características da peteca de badminton
Quadra
A quadra de badminton tem um comprimento de 13,4m e 5,18m de largura para partidas de simples, e 6,10m para duplas. O piso deve ser feito de material antiderrapante. Possui 6 linhas: lateral duplas, lateral simples, central, serviço longo duplas e serviço longo simples. A quadra é dividida ao meio por uma rede que deve ficar a 1,55m de altura do chão.
Pontuação
Os jogos no badminton em geral são disputados em uma melhor de 3 games. Cada game é composto por 21 pontos, com a obrigatoriedade de vencer por 2 pontos de diferença. No caso de um empate em 20 pontos, aquele que abrir uma vantagem de 2 pontos vence o game. Outra exceção é o empate em 29, onde o jogador que fizer 30 será o vencedor. Confira nosso post exclusivo sobre as regras do badminton
Principais links
CBBd – Confederação Brasileira de Badminton
BWF – Badminton World Federation
Rakete – Sistema de gestão de esportes de raquete
Curiosidades badminton – Curiosidades reunidas pela Rakete sobre o badminton
SQUASH
Existem duas versões para a origem do squash, ambas na Inglaterra no século XIX:
Em uma prisão em Londres, Fleet, os presos praticavam uma variante do tênis, rebatendo as bolas contra a parede da prisão;
A outra versão conta que foi na Harrow School, que as primeiras quadras de squash foram construídas.
Raquete
Bem semelhante à raquete de tênis, a raquete de squash possui algumas diferenças: É mais leve, pesando entre 130g a 160g, possui uma cabeça um pouco menor e mais achatada, e conta com um número menor de cordas devido a redução do aro.
Bola
Squash é jogado com uma pequena bola preta de borracha, com circunferência de aproximadamente 13cm e peso de 20g.
Quadra
A quadra de squash é fechada por quatro paredes, sendo a traseira de vidro. A quadra possui um comprimento de 9,75m, com 6,4m de largura. As marcações na quadra são:
Da retaguarda à linha de meio-campo 4,26 m
Altura da parede da retaguarda 2,13 m
Altura da linha de serviço 1,783 m
Altura do tin 0,48 m
Caixa de serviço 1,60 x 1,60 m
Pontuação
Não muito diferente do badminton, uma partida de squash é disputada em melhor de 3 ou 5 games. A diferença está basicamente na quantidade de pontos em cada game. No squash, o jogador que precisa fazer 11 pontos, não 21 como no badminton, para vencer o game, a menos que empate em 10, onde quem fizer 2 pontos de diferença ganhará o game.
Principais links
CBS – Confederação Brasileira de Squash
WSF – World Squash Federation
Rakete – Sistema de gestão de esportes de raquete
PADEL
Mais uma vez os ingleses… e, desta vez, no mar! Fizeram uma adaptação do jogo de tênis em 1890, chamando-o de “tênis de alto mar”. A bordo de barcos, o jogo era praticado com dimensões menores, com proteções de telas.
Em 1924 o jogo chegou em terra firme, quando o norte americano Frank Beal improvisou algumas quadras em Nova York e o esporte passou a ser chamado de “paddle tennis“, uma vez que utilizava uma paleta de cabo curto no lugar de raquetes.
Raquete
A maior diferença entre a raquete de padel e as demais já citadas até o momento é a falta de cordas. Feita de kevlar, carbono ou fibra de vidro, a raquete deve ser de superfície plana e possuir sempre um cordão de segurança no cabo. Sua medida é de 45,5cm de cumprimento, 26cm de largura e 50mm de espessura.
Bola
A bola de Padel é exatamente igual à do tênis que mencionamos alguns parágrafos acima.
Quadra
A quadra de padel é formada por um retângulo de 10m de largura por 20m de comprimento. É dividida ao meio por uma rede de 88cm de altura na parte central e 92 nas extremidades. À 7 metros da rede, de cada um dos lados, é demarcada uma linha da área de saque, dividida por outra linha ao meio, denominada linha central. Dividida ao meio pela linha imaginária, contígua a “linha central” forma mais dois retângulos de 3 x 5 metros, “área de saque direita e esquerda”.
A quadra é cercada por uma parede, nos fundos de 3m de altura, complementadas por tela metálica de 1 metro de altura, e, nas laterais por paredes e telas metálicas em variações aceitas pela FIP. No caso de quadras cobertas, a altura não pode ser inferior a 6m.
Pontuação
O Padel é o único dos esportes apresentados aqui que é sempre disputado por 4 jogadores, dois contra dois, o que faz do Padel um esporte de duplas.
A pontuação de Padel também é igual a do tênis, que mencionamos alguns parágrafos acima.
Principais links
Cobrapa – Confederação Brasileira de Padel
APTA – American Platform Tennis Association
Rakete – Sistema de gestão de esportes de raquete
BEACH TENNIS
O Beach Tennis surgiu a partir do frescobol na década de 1980, na província de Ravena, Itália. Em 1996 algumas regras foram introduzidas e fundou-se a “International Federation Beach Tennis” (IFBT). Apenas recentemente o esporte chegou ao Brasil, porém, já conta com quadras e praticantes por todo o país.
Raquete
Bem semelhante à de padel, geralmente é feita em fibra de vidro, grafite ou de carbono/kevlar, sendo essas últimas, as mais usadas pelos profissionais. A raquete possui furos para diminuir a resistência do ar, de forma que não seja necessário muita força para bater na bola.
Bola
As bolas utilizadas são as de tênis para iniciantes, mais macias, bolas play and stay por exemplo.
Quadra
A quadra é similar a uma quadra de Volêi de Praia, superfície de areia, 16m de comprimento e 8m de largura. Uma rede com 1,7m de altura separa a quadra ao meio.
Pontuação
A pontuação do beach tennis segue a mesma linha da do tênis, com a exceção do no-add, sem vantagem. Outra diferença é no saque, onde os jogadores não possuem uma segunda chance. Se errar o primeiro saque perde o ponto.
Principais links
CBBT – Confederação Brasileira de Beach Tennis
IFBT – International Federation Beach Tennis
Rakete – Sistema de gestão de esportes de raquete
RAQUETINHA
Saiba tudo sobre um dos esportes de raquete mais divertidos em Raquetinha: o esporte de raquete 100% brasileiro
TÊNIS DE MESA
Confira o texto que fizemos especialmente para o tênis de mesa, o famoso pingue-pongue: Tênis de mesa: História, regras, equipamentos, empunhaduras, estratégias e muito mais
Encerramos aqui nosso primeiro post! Já conhece a Rakete? Assista o vídeo abaixo, veja em menos de 1 minuto como podemos ajudar na gestão de torneios!
ME AJUDOU NO MEU TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISICA,OBG!
Me ajudou em meu trabalho para apresentar 5 esportes com raquetes, muito obrigada!
tambem me ajudou com o trabalho de educaçao fisica
Olá. Gostaria de saber quais as contraindicações de se jogar PADEL com raquetes de TENIS, apenas por brincadeira e diversão, entre adultos e crianças. Explico: tenho raquetes de tênis, e consegui acesso a uma quadra de Padel. Se o jogo me motivar mais futuramente, vou procurar readequar meus equipamentos. Grato pela atenção!
também me ajudou no trabalho de educação fisíca
valeu
Não me ajudou
Não me ajudou